Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura

PNDS no Paraná

Lançamento Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura em Beltrão (PR) reúne 600 produtores na última sexta (19/03).

PNDS no Paraná

Coroando o enorme sucesso do lançamento do protótipo do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), 600 produtores reuniram-se na noite de sexta-feira para acompanhar um relato das experiências realizadas na região voltadas para o aumento do consumo da carne suína. O evento, coordenado pelo Presidente da ABCS, Irineu Wessler, contou com a participação do Senador Osmar Dias, candidato a governador do estado, e que fez uma emocionada defesa do setor, lembrando que começou a vida profissional como suinocultor. Trata-se da primeira experiência prática de implantação do PNDS no País.

“Nós precisávamos mostrar na prática que podemos realmente aumentar o consumo de carne suína no país se o produtor tomar a si esta tarefa”, disse o presidente Irineu Wessler. O Laboratório de Beltrão realizou pesquisas de nicho mercadológico e trabalhos de desenvolvimento de mercado em diversas áreas. “A cidade, localizada no coração de um dos mais importantes centros produtores do país, entendeu plenamente a mensagem”, afirmou Wessler.

“É de grande importância que o projeto comece pelas regiões produtoras e Beltrão é uma prova disto”, comentou em seu discurso o gerente nacional de agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim, que foi ao sudoeste paranaense para o lançamento. Para ele, essa mobilização dos produtores “é fundamental” para conseguir disseminar uma nova visão sobre o produto na sociedade. “Eu vim para Beltrão por conta dos números que a ABCS apresentou”, disse Paulo Alvim, ao comentar os números apresentados na exposição Túnel do Tempo. “A gente sabia da importância da suinocultura para a região, mas não tínhamos isto quantificado” comentou o Prefeito Wilmar Reichembach, que garantiu uma verba de R$15 mil para a estruturação do estande da suinocultura durante a Expobel.

Grandes números da suinocultura do sudoeste

– 42 Municípios
– 840 Granjas
– 86.210 Matrizes
– 2.069.040 Animais (Produção Anual)
– 2.874 Empregos Diretos
– 8.622 Empregos Indiretos

Somente no Sudoeste do Paraná a atividade gera uma renda anual da ordem de R$356 milhões, através das compras de soja, milho, combustíveis, medicamentos e insumos e serviços diversos.

Retrato das ações
O trabalho de Beltrão será sintetizado num relatório a ser produzido pelo Departamento de Comunicação e Marketing da ABCS, que deverá mostrar não só os resultados obtidos, mas especialmente os caminhos trilhados e os obstáculos identificados, de forma a colaborar na implantação do projeto como um todo. Um resumo do que foi realizado:

Treinamento de cortes – O Consultor Daniel Furtado treinou o pessoal de três frigoríficos e de um Supermercado, além de produzir os cortes expostos no estande da suinocultura, na Expobel.

Cozinha industrial – Foi criado um canal de colaboração com a principal cozinha de refeições coletivas de Francisco Beltrão, que apontou sugestões de formatos e de regime de abastecimento compatíveis com as necessidades da atividade.

Alimentação nos presídios – O Presídio de Beltrão, com capacidade para 960 detentos, já conta com a carne suína no cardápio. Não obstante, a pesquisa de nicho mercadológico realizada identificou a existência de uma população carcerária de 15.870. E uma regra licitatória ainda não justificada pela Secretaria de Segurança: enquanto as carnes de frango e boi devem ser servidas “no mínimo” três vezes por semana, a carne suína não pode ser servida mais do que uma vez a cada uma das 14 refeições semanais deste segmento.

Alimentação nos hospitais – Foi desencadeado um trabalho no Hospital Regional de Beltrão. Quando estiver completa, esta unidade terá um total de 600 funcionários e 2 mil refeições dia. A idéia, ainda em fase embrionária, considera a produção de uma cartilha de receitas orientadas para este segmento.

Supermercado – O Supermercado ÍTALO entrou firme na Campanha, reservando espaço para mais de 30 cortes em suas gôndolas. Além do treinamento de cortes, foi realizada uma palestra de sensibilização que contou com a participação do Diretor de Marketing, Fernando Barros, e do próprio proprietário da empresa, Edi Dalberto, que defendeu a ação como “fundamental para a nossa cidade, pela importância do produto para a região”.

Merendeiras – Foi feito um treinamento gastronômico com cerca de 30 merendeiras, da Prefeitura e da Escola Agrícola, onde foi realizado o trabalho. Elas vão receber a Cartilha específica que está sendo produzida pela ABCS e será articulada a relação entre os frigoríficos fornecedores e os órgãos responsáveis pela compra do produto no município, a fim de compatibilizar os interesses entre a demanda e a oferta.

Churrascaria – Duas churrascarias foram envolvidas no projeto, as mais conhecidas da cidade: “Pampeana” e “Marabá”. A Churrascaria Marabá mandou fazer sete outdoors espalhados pela cidade divulgando os cortes para churrasco da campanha.

Estande – No estande da suinocultura na Expobel, foram vendidos milhares de pastéis e de croquetes de carne suína. “ Os pastéis estão sendo comentados pela cidade inteira”, diz o Presidente Irineu Wessler, para quem esta ação foi fundamental para conquistar a compreensão dos objetivos centrais do projeto por parte da população de um município cuja economia está fortemente atrelada à  suinocultura. Além da lanchonete, os cortes foram apresentados em um balcão refrigerado para este fim e painéis acolheram a exposição “Túnel do Tempo”.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
A UTFP tem uma sala de desossa e já procede a cursos sobre a carne suína. O professora Daniel Furtado deu um curso no local e o Presidente Irineu Wessler deu início a entendimentos no sentido de que a UTFP consiga treinar um multiplicador dos cortes para a região.
Concurso de redação – Com a Secretaria de Educação foi feito um acordo em torno de um concurso de redação a ser implantado em 208 escolas, de 42 municípios do Sudoeste, em torno da importância social e econômica da produção de carne suína para a região.

UNIPAR
O Presidente da ABCS, Irineu Wessler, o Diretor de Marketing, Fernando Barros, e a Coordenadora Nacional do PNDS, Lívia Machado, fizeram uma palestra para 80 nutricionistas da Universidade Paranaense. O Diretor da Unidade, Claudemir de Souza, colocou às alunas à disposição para levarem às escolas a mensagem da importância da participação no concurso de redação, além de criar uma comunicação permanente entre a ABCS e a Universidade para transmissão de informações acadêmicas sobre a carne suína do ponto de vista nutricional.

UNIMED
A Professora Marina Borelli, da USP de Campinas, deu uma palestra para cerca de 50 médicos e nutricionistas no auditório da UNIMED, de Beltrão. O evento foi seguido de um jantar com os cortes da campanha.

Almoço para 1.100 mulheres 
No âmbito da comemoração do dia internacional da mulher, o Presidente do Núcleo Regional da Associação Paranaense de Suinoculturores, Jacir José Dariva, organizou um almoço para 1.100 mulheres, servindo pratos como estrogonofe e bolonhesa de carne suína. Dariva também assinou os pratos do evento de encerramento para 600 pessoas, contando apenas com a participação da equipe de funcionários do Núcleo Regional e com esposas de produtores.