Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Preço do frango em alta registra aumento de quase 7,5% no último mês

Valor da ave sobe empurrado pela alta da carne bovina e do milho.

Preço do frango em alta registra aumento de quase 7,5% no último mês

As festas de fim de ano costumam ser responsáveis por um aumento no consumo e no preço da carne de frango. Este ano, dois fatores contribuíram para que o setor avícola tivesse um rendimento maior antes da época esperada: a alta do milho, que elevou o custo de produção, e a valorização da carne bovina.

O aumento do consumo da carne de frango tem reflexo no Índice do Custo de Vida, calculado pelo Dieese. O item alimentação, que aumentou 1,03% em setembro, subiu mais 1, 44 pontos percentuais em outubro. O preço das aves teve alta de quase 7,5% no último mês.

Há quatro meses, o preço do frango sofre o impacto da alta do milho, que subiu de R$ 20,00 para R$ 30,00 em algumas regiões do país. De acordo com a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), as correções de valores não devem acompanhar o ritmo de aumento da carne bovina.

“Houve um aumento no preço do frango vivo também e, automaticamente, todos os elos da cadeia que têm custo para produzir esta carne também devem receber o repasse deste aumento, que está sendo colocado no mercado”,  explica o secretário-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos.