Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Preços do suíno tiveram desvalorização de 7,6%

<p>Foi a segunda queda consecutiva do indicador, uma vez que entre os dias 22 e 28 do mês passado houve baixa de 0,6%.</p>

Redação (09/01/07) – O índice da RC Consultores referente a preços agrícolas no atacado paulista encerrou o período entre 29 de dezembro e 4 de janeiro com variação negativa de 1,5%. 

Em média, janeiro apresenta cotações 2% inferiores que as praticadas em dezembro, mas ainda 15,8% superiores às de janeiro de 2006.  Pressionaram o índice da RC neste início de ano desvalorizações do tomate (8,5%), do suíno (7,6%), do feijão (5,9%), da soja (3,7%), do arroz (1,4%), dos ovos (0,8%), do açúcar (0,5%) e do boi gordo (0,4%).

Permaneceram estáveis as cotações do café, do algodão, do frango abatido, do milho, do trigo, do leite (tipos B e C) e da laranja. Apenas os preços da batata registraram valorização (4,5%), segundo levantamento da RC.  Apesar de começarem o ano em terreno negativo, os preços agrícolas tendem a ter efeito altista mais agudo sobre os principais índices inflacionários do país em 2007.

Conforme Fabio Silveira, da RC, o produto que mais preocupa é o milho, uma vez que a disparada das cotações internacionais do grão ainda não foi totalmente “irradiada” no mercado brasileiro. Ainda que em menor proporção, a alta do milho tem ajudado a sustentar a soja e tende a se refletir com mais vigor nas carnes, por causa das rações.