Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Preços tendem a subir com possível redução da oferta

Levantamento realizado pelo Instituto Cepa/SC indica um aumento de 14,1% nos abates de suínos na região Sul entre os anos de 2001 e 2002, e de 50% na produção no mesmo período.

Redação SI 31/03/2003 – Levantamento realizado pelo Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Instituto Cepa/SC) indica um aumento de 14,1% nos abates de suínos na região Sul entre os anos de 2001 e 2002, e de 50% na produção no mesmo período.

Os técnicos informam, ainda, que em janeiro e fevereiro deste ano o número de animais abatidos continuou em elevação. No bimestre, mais 8,6% de animais foram destinados aos frigoríficos da região.

Porém, o Cepa destaca que a partir do mês de abril a tendência é de queda generalizada na oferta da carne suína nesses estados, devido ao descarte de matrizes, que cresceu significativamente partir de agosto do ano passado (os números conhecidos indicaram descartes entre 2% e 3% do total dos animais abatidos).

Em Santa Catarina, a queda deve ter início na segunda quinzena de abril, porém pode se estabilizar no Rio Grande do Sul. Também no Paraná poderá ser verificada gradativa redução na oferta do produto.

A redução dos estoques, para os técnicos, determinará um equilíbrio entre oferta e demanda nas próximas semanas, podendo mudar significativamente o panorama atual das vendas e dos preços, pois se somará à queda da oferta, a reabertura do mercado russo e o aquecimento nas vendas, normal após o período da quaresma.

Na outra ponta figura a concorrência na aquisição da matéria-prima que pode se acirrar, com as cotações atingindo patamares nunca esperados.