Redação AI (04/05/07) – É o que afirma o presidente da União Brasileira de Avicultura, Zoé Silveira d’Avila, que na próxima semana, nos dias 8 e 9, estará presidindo, em Brasília, os trabalhos do 20º Congresso Brasileiro de Avicultura.
Zoé d’Avila lembra que no ano passado, mais uma vez, as empresas exportadoras brasileiras também enfrentaram uma Europa protecionista, que, com base no estabelecimento de cotas mínimas de importação, pretendia soterrar as nítidas vantagens competitivas dos produtos avícola brasileiros, elevando artificialmente seus preços.
Em relação à perspectiva de que a Influenza Aviária acabaria chegando ao Brasil, o presidente da UBA assegura que as empresas avícolas do País fizeram a lição de casa e aplicaram as mais rígidas medidas de biosseguridade para proteger os seus plantéis. Enquanto isso, a própria UBA, ao lado da ABEF – Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos – desempenhavam o importante papel de divulgar informações corretas, de caráter científico, sobre um assunto que passara a ser tratado com um certo alarmismo.
Para Zoé Silveira d’Avila, a implementação de um plano nacional de prevenção da Influenza Aviária, que vem sendo feita em conjunto pelo Ministério da Agricultura e pelo setor avícola, ´”é uma medida que não apenas melhora a imagem do País como favorece aos consumidores internos, aos exportadores e à balança comercial do Brasil”.
Silveira d’Avila considera que a agenda da avicultura brasileira para 2007 é ainda mais extensa que a do ano passado. Ele diz que, sendo um competente exportador e mantendo características próprias, o setor avícola apresenta demandas específicas:
“As negociações do governo brasileiro com organismos internacionais tipo OMC e Comissão das Comunidades Européias exigem cada vez mais profissionais que reconheçam a iniciativa privada como aliada. No mundo globalizado não é apenas louvável, mas fundamental a parceria entre governo e iniciativa privada.”
——————————————–
Evento: 20° Congresso Brasileiro de Avicultura
Data: 8 e 9 de maio de 2007
Solenidade de abertura: 19h de 8 de maio
Local: Auditório do Palácio do Itamaraty – Esplanada dos Ministérios – Brasília