Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção avícola no RS cairá 10% em 2007

<p>A indústria avícola gaúcha passará por uma readequação à demanda que deverá resultar em redução de 10% da produção no início de 2007.</p>

Redação (09/11/06)– A ação deve-se ao período delicado pelo qual passou o setor em 2006 devido à gripe aviária e ao caso de Newcastle no RS, justifica o secretário executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos. Neste ano, os avicultores gaúchos já haviam puxado o freio e reduzido em aproximadamente 14% o abate e o alojamento de pintos. Somente no volume exportado, o recuo foi de 15,5% de janeiro e setembro. Nos primeiros nove meses do ano, a produção gaúcha foi de 699,2 mil t, contra 843,4 mil t no mesmo período do ano passado. “Dependendo da reação do mercado, podemos voltar para os patamares normais”.

Apesar da queda no volume processado, a indústria garante que demissões estão descartadas. “O objetivo é não ter excesso de oferta no mercado interno. Não há inclinação de que deva haver redução de pessoal”, aponta. A necessidade de equilibrar o mercado será tema do Avisul – Fórum Gaúcho de Avicultura e Mostra de Equipamentos, Tecnologias e Serviços para Avicultura, nos dias 23 e 24, em Bento Gonçalves.

A indústria avícola também luta por um leilão de VEP de 300 mil t a 400 mil t de milho no Estado para conter os gastos com ração. Ontem, a Asgav enviou comunicado à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, solicitando apoio junto ao Mapa. O superintendente da Conab no RS, Carlos Farias, diz que a expectativa é otimista. “Esse leilão tem que sair logo para se testar o mercado e ver se aparece produto retido nas cooperativas”. Neste mês, o RS receberá 20 mil toneladas do grão para suprir a demanda de pequenos criadores de suínos, aves e gado leiteiro. A Conab irá deslocar o produto para o programa a balcão em Erechim, Garibaldi e Estrela.