Da Redação 16/07/2003 – A produção de alimentos orgânicos no país registra incremento de 50% ao ano, enquanto que o crescimento médio anual do consumo desses produtos no mercado interno é de 30%. Embora a produção tenha crescimento mais que o consumo, a oferta ainda é pequena, porque a maior parte é vendida no mercado externo.
Segundo o gerente de Negócios da Projeto BioFach-Brasil, Álvaro Werneck, cerca de 80% da produção nacional de orgânicos é exportada. Os maiores compradores são a União Européia (Alemanha, França e Inglaterra), Estados Unidos e Japão.
No mercado interno, os preços dos orgânicos, em média, são 30% mais altos que os produtos convencionais. Para alguns produtos, a diferença no preço chega a 70%.
No Brasil, existem 8 mil produtores de alimentos orgânicos, que cultivam 230 mil hectares de produção orgânica certificada. A maior produção está concentrada nos Estados do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
A produção anual é de cerca de 300 mil toneladas e o volume gerado com as vendas é de aproximadamente R$ 200 milhões. As exportações brasileiras de orgânicos totalizaram US$ 100 milhões no ano passado.