Redação (05/08/2008)- Com números tão expressivos e para uma divulgação maior tanto do município quanto das ações na área de suinocultura, já virou tradição a Festa do Leitão no Rolete.
Em visita ao município, no último sábado (2), durante a 15ª edição comemorativa, o governador André Puccinelli (PMDB) encontrou-se com dirigentes da Cooasgo e Aurora, que apresentaram os investimentos das empresas no Estado e os novos projetos de expansão.
O diretor da Aurora, Mario Lanznaster, afirmou que a empresa pretende investir, nos próximos três anos, com a Cooasgo, aproximadamente R$ 500 milhões. "Entre investimentos das empresas, dos próprios produtores, do governo do Estado, vamos alcançar esses valores. Em relação à oferta de empregos deve aparecer em torno de 1,8 mil novas vagas", afirmou.
Para os próximos anos, a empresa pretende industrializar também a carne bovina. "Daqui a uns 60 dias queremos fabricar hambúrguer, almôndegas e derivados. Na primeira fase a idéia é de produzir 1 tonelada/mês e, num segundo momento, dobrar a produção", revelou.
Pesquisa realizada pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (SP), a carne suína não possui mais colesterol que as carnes de bovino e de frango. Além disso, é saudável e a mais consumida no mundo – cerca de 45% do total das carnes. Em países considerados ricos e desenvolvidos, o consumo de carne suína ultrapassa 40kg/ano, entre os brasileiros não passa de 9 quilos anualmente.
Durante o evento, o governador comentou que "a região Centro-Oeste vai ser o eldorado do País daqui a 5, 15 anos com as rodovias que ligam o País trazendo a equalização e a industrialização do Estado. Tanto a suinocultura quanto outras culturas que estão em desenvolvimento vão contribuir para o sucesso desta nova fase".
Estiveram presentes na reunião o prefeito da cidade, Adão Rolim (PDT); o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o deputado estadual Junior Mochi (PMDB) e o deputado federal Waldemir Moka (PMDB), entre outras autoridades.