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Produtores de MG fazem parceria para aumentar vendas de suínos

<p>Uma das principais medidas, que pode colocar o produto em uma das maiores vitrines do País, é a parceria com o Grupo Pão de Açúcar.</p>

Redação SI (17/08/06)- Em face das dificuldades que o setor vem enfrentando nos últimos meses, os produtores de carne suína de todo o Brasil se reúnem hoje (17/08), na capital mineira, para discutir estratégias que possibilitem o aumento do consumo. Uma das principais medidas, que pode colocar o produto em uma das maiores vitrines do País, é a parceria com o Grupo Pão de Açúcar, presente em 17 Estados. O acordo, que deve vigorar nas próximas semanas, prevê a abertura de espaços específicos nas lojas e a redução nas margens cobradas para tornar o produto mais acessível.

 

Atualmente, o consumo per capita de carne suína no Brasil é de 12 kg ao ano, enquanto nos países europeus o consumo per capita chega a mais de 43 kg ao ano, conforme dados da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). O Estado de Santa Catarina é o maior produtor de carne suína do Brasil. Minas Gerais ocupa a quarta posição. “Hoje, o Brasil exporta 20% da sua produção. Porém, quando ocorre algum problema sanitário, o setor fica prejudicado, pois não consegue repassar o que seria exportado para o mercado interno. A nossa intenção é fazer com que esse consumo interno cresça”, explica o presidente da Associação Mineira dos Suinocultores (Asemg), José Arnaldo Penna.

 

Segundo o presidente da entidade, o crescimento no consumo per capita de mais 2 kg por ano no Brasil implicaria no aumento de cerca de 100 mil matrizes de produção. Para se ter uma idéia, Minas Gerais tem hoje cerca de 190 mil matrizes. “A campanha pretende preparar toda a cadeia para crescer. Inclusive, pretende quebrar alguns mitos. Um deles, diz que a carne suína não faz bem à saúde, o que não é verdade”, diz o produtor, ressaltando que o setor também espera por estabilidade nos preços. “No ano passado, o quilo da carne suína em Minas chegou a R$ 2,30. No início deste ano, caiu para R$ 1,50. Abaixo de R$ 1,70, o produtor perder R$ 20,00 por cada animal comercializado ao frigorífico”, completa. O consumo per capita de carne suína em Minas Gerais é de 15 kg per capita. “O Brasil é um mercado que só precisa de incentivo para crescer e vamos lutar por isso. Na Dinamarca cada pessoa consome 70 kg de carne suína por ano e essa realidade pode ser transporta para o Brasil”, comenta. Minas Gerais é o quarto Estado brasileiro na produção de suínos, abaixo apenas dos Estados do sul do País.

 

Segundo dados do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), há em Minas mais de 1400 suinocultores, que geram cerca de 20 mil empregos diretos. Expectativa Segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), a produção nacional de carne suína crescerá 4,5 % em 2006, atingindo 2,82 milhões de toneladas (122 mil toneladas a mais do que no ano passado). Apesar dos alojamentos terem crescido apenas 3,6%, o aumento esperado de 5% na produtividade terá um peso maior na expansão da produção. Mesmo assim, o volume produzido ainda ficará abaixo da capacidade instalada, avaliada em 3 milhões de toneladas. A produção continuará em queda nos sistemas de subsistência, mas crescerá significativamente na produção contratual e no mercado spot. De acordo com a Abipecs, a forte concorrência do frango e do boi influenciou e devem continuar influindo no péssimo desempenho das vendas de carne suína no mercado interno. Mato Grosso Nos próximos quatro anos, Mato Grosso deve dobrar a produção de matrizes de suínos, que entre 1997 e 2005 de 21 mil para 70 mil animais. A estimativa foi feita pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.