Redação (23/09/2008) – Decisões sobre os dados que devem ser observados para a confecção adequada dos custos de produção do suíno vivo, fundamental para tomada de decisões nas unidades produtoras e estabelecimento de propostas de ações conjuntas nas áreas de produção, comercialização e administração das propriedades e das entidades para os próximos anos e elaboração de estatísticas conjunturais que permitam uma compreensão abrangente do setor foram os principais pontos discutidos. A idéia é atuar em todos os elos da cadeia desde a produção até a distribuição e vendas com "o objetivo de aumentar e consolidar o consumo interno da carne suína, que é uma ótima opção de fornecimento de proteína de qualidade para nosso consumidor", afirmou Irineu Wessler, presidente da Associação Paranaense de Suinocultures (APS).
O projeto será viabilizado através de parceria entre SEBRAE, CNA, ABCS e apoio das Federações Estaduais e Associações de Suinocultores dos estados.
"Temos que nos esforçar para incluir a carne suína no prato do brasileiro, já que somos o quarto maior produtor e exportador mundial do produto, mas apenas o 19º em consumo per capita", afirmou Wessler. Perdemos até do Paraguai, que consome 26 kg/habitante, enquanto a média brasileira é de apenas 13 kg, 10 dos quais em produtos industrializados. As campanhas realizadas recentemente em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba registraram avanços de até 210% nas vendas de carne suína nos supermercados que participaram.
Serviço: Associação Paranaense de Suinocultura
Endereço: Conselheiro Laurindo, 809, sala 910, Centro, Curitiba/PR.
Fone: 41 3223-1207
Site: http://novo.aps.org.br