Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Programa habitacional utiliza aquecimento solar no Paraná

No Paraná, os programas habitacionais também estão aderindo ao uso da energia limpa.

Programa habitacional utiliza aquecimento solar no Paraná

No Paraná, os programas habitacionais também estão aderindo ao uso da energia limpa. As 66 casas do conjunto Moradias Nilo, em obras no Alto Boqueirão, construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba, estão sendo equipadas com placas que aproveitam a radiação do sol para aquecer a água a ser utilizada nos chuveiros.

O equipamento utilizado consiste em uma placa de vidro instalada no telhado da residência e conectada a um reservatório térmico de inox, que por sua vez também se liga à caixa d’água.

O investimento para a construção das casas foi de R$ 4 milhões, recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Já a instalação do equipamento para energia solar representa menos de 5% do custo de cada unidade e reduz em até 50% o consumo residencial de energia elétrica.

A implantação das placas de aquecimento solar foi uma exigência do programa federal para os novos contratos de unidades térreas, o que mostra que os subsídios para a implantação de energia limpa no país estão crescendo.

Apesar de ser comum a ocorrência de dias nublados em sequência nessa área do Paraná, foi inserido no equipamento solar um sistema auxiliar que utiliza energia elétrica para garantir a água quente mesmo em dias em que o sol não aparece.