Redação AI 24/06/2003 – Agricultores conheceram ontem (23) o projeto de incentivo à avicultura.
Um projeto em parceria entre a Prefeitura de Mandaguari, Emater, Aciman, ARD, Banco do Brasil, Fórum de Desenvolvimento Municipal e empresa Coroaves, de Maringá (PR), pretende incentivar a construção de granjas de frango de corte no município.
O objetivo é atender pequenos agricultores que poderão obter financiamento por uma linha de crédito do Banco do Brasil que se soma a uma contrapartida. A Prefeitura, além de fornecer terraplanagem para a construção dos barracões, vai garantir acesso aos locais através da conservação e manutenção das estradas rurais.
A criação dos frangos será pelo sistema integrado, e a produção absorvida pela empresa. O objetivo é construir 20 granjas em Mandaguari, das quais, 10 ainda este ano.
O prefeito Ari Eduardo Stroher (PFL) lembrou que a mecanização das terras é difícil em grande parte da zona rural do município por causa das condições topográficas. A cultura do café passa por dificuldades. “Diante disso, estamos buscando alternativas para os pequenos agricultores”, disse.
Ele afirmou que o maior problema para os pequenos produtores de frango é a comercialização, mas através do sistema integrado esse percalço desaparece, uma vez que a empresa absorve a produção. “Vejo isso como boa oportunidade para melhorar as condições de vida dos agricultores”, afirmou.
Mais informações: (044) 233-1214 (Prefeitura de Mandaguari).