Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne Suína

Projeto visa inclui carne suína na merenda escolar para incentivar consumo

Está em fase final o projeto de inserção da carne suína na merenda escolar de crianças de Tapurah, no norte de Mato Grosso.

Projeto visa inclui carne suína na merenda escolar para incentivar consumo

Está em fase final o projeto de inserção da carne suína na merenda escolar de crianças de Tapurah, no norte de Mato Grosso. A iniciativa é da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) em parceria com a prefeitura da cidade e visa diversificar a alimentação dos alunos.

Tapurah é o município que possui o maior plantel em Mato Grosso, por isto a cidade vai receber um certificado da Acrismat nesta terça-feira (2). Na ocasião também será realizada um reunião entre membros da prefeitura e da associação de criadores para acertar detalhes do projeto.

O diretor-executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, disse que o projeto é piloto, mas pretende incentivar o consumo da carne suína e fomentar o setor de produção no estado. “A carne de porco é mais barata que a bovina, possui menos sódio e também é mais digestiva que as convencionais. Estes benefícios devem atrair cada vez mais novos consumidores. Quando se aplica um projeto deste como as crianças, e elas gostam, é uma forma atrair novos consumidores”.

De acordo com o prefeito de Tapurah, Luiz Umberto Eickhoff, haverá um curso de preparação com merendeiras e cozinheiras da cidade para manipulação e preparo do alimento. “Serão três turmas de 20 alunos em três dias de curso, nos quais serão ensinadas novas formas para o preparo para carne. Toda carne que for fazer parte do projeto vai passar por uma inspeção para garantia da segurança alimentar”.

Para Eickhoff, o projeto é viável, seguindo o exemplo de algumas cidades de Santa Catarina que já usam a carne suína como proteína na merenda escolar. “A ideia é seguir o exemplo de trabalho destas cidades. Inclusive as nutricionistas da prefeitura vão conhecer, na próxima semana, o funcionamento destes projetos. Um dado interessante é que a média nacional de consumo de carne suína por ano é de 15 quilos por habitante. Em Mato Grosso a média é de 11 quilos per capita. Nós queremos aumentar a estatística estadual e alcançar o índice nacional”.