Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou as normas das embalagens dos ovos. Segundo as novas regras, os rótulos de todos os ovos devem apresentar duas advertências: “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde” e “Mantenha os ovos preferencialmente refrigerados”. De acordo com José Roberto Bottura, diretor executivo Instituto Ovos Brasil, a norma foi discutida e aprovada previamente pelos produtores. “Antes de colocá-la em vigor, a norma foi acordada com o setor de postura”, explica. “As frases foram amplamente discutidas entre os produtores e a Anvisa”.
Apesar do acordo, Bottura destacou o descontentamento dos produtores com a forma adotada pela Anvisa para divulgação das regras ao mercado. “Nós temos que reclamar da maneira que a Anvisa soltou isso no mercado, de forma aterrorizante e pouco esclarecedora”, afirmou Bottura. Para ele, o principal objetivo das frases era esclarecer para o consumidor qual a forma mais segura de se ingerir o ovo. “Agora, de novo, começam a surgir aqueles questionamentos pouco pertinentes, como – O ovo tem salmonela? O ovo faz mal? – uma pena”.
Apesar deste revés, o presidente da Ovos Brasil não acredita na queda de consumo do produto, já que se trata de um alimento completo e rico em nutrientes. “O ovo não faz mal à saúde, ao contrário, é nutritivo e nos dá muita energia”.
Pesquisa- Recentemente, Avicultura Industrial mostrou o resultado de uma enquete que abordava o impacto da nova norma da Anvisa no consumo dos ovos. Veja o resultado aqui.