Redação (14/06/06)- O preço do frango está mais alto na Capital cearense, conforme havia sido previsto por supermercadistas locais e anunciado no início de abril pelo Diário do Nordeste. Desde o começo de junho, nos supermercados de Fortaleza, o consumidor está pagando mais caro pelo produto. Para algumas marcas, o quilo chega a custar R$ 3,29. Isso representa uma variação de 232% em relação ao preço mais baixo que o quilo do produto chegou a custar.
No início deste ano, o valor do quilo foi comercializado por até R$ 0,99 nos mercantis cearenses, em conseqüência do excesso de oferta no mercado interno causado pela redução das exportações brasileiras. A responsável pelo baque nas vendas para o mercado externo foi a gripe aviária.
O problema provocou a redução do consumo do produto no mercado mundial e se espalhou pela maioria dos países da região do Oriente Médio (Egito, Jordânia, Iraque, Israel, Chipre e territórios palestinos).
De acordo com Sebastião Neto, secretário executivo da Associação Cearense de Avicultura (Aceav), o que está acontecendo é a retomada do preço do produto e não um super aquecimento. Já deu tempo de o produto recuperar o preço. Os grandes exportadores adequaram suas produções ao mercado internacional e isso acabou diminuindo o excesso de oferta no mercado interno, explica. Segundo ele, como há impacto direto nos preços do mercado local, não se observa mais aquela onda de promoções que havia.