Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Recomendação da CIA à avicultura de corte brasileira

<p>Oferta e demanda: entidade pede para que os produtores reduzam o alojamento de pintinhos de corte em pelo menos 10% a partir de meados de novembro.</p>

Redação AI (04/10/06)- É inevitável que, diante das condições atuais do mercado do frango, a produção brasileira tende, daqui para frente, a superar os números alcançados no final de 2005 e início de 2006, todos de triste memória (vide gráfico mostrando as perspectivas de oferta interna).

O Grupo de Acompanhamento das Tendências da Cadeia Produtiva do Frango da UBA (para o setor, CIA Central de Informações Avícolas), apenas relembra que, além das festas de final de ano já não serem o melhor momento anual do frango, a cada novo início de ano o consumo sofre um recuo substancial em relação a dezembro.

Uma vez que a propensão, neste instante, é de produzir-se e alojar-se, em novembro e dezembro, o mesmo volume de pintos de corte previsto para outubro (com variações que refletem, apenas, o maior ou menor número de dias do mês), é firmemente recomendado a todos os produtores que procedam a uma redução de alojamento de pelo menos 10% a partir de meados de novembro. E, aqui, lembra-se às empresas que detém todo o processo produtivo da incubação do ovo ao abate do frango – que o ciclo de produção tem, aproximadamente, 65 dias, o que significa que o esforço de redução precisa começar em outubro corrente, como aponta o esquema a seguir.

Por fim, é fundamental o setor compreender que os altos números de exportação registrados em agosto não são reais, foram inflados por embarques efetivados em junho e julho, mas não computados nos registros oficiais desses dois meses. Isso quer dizer que os embarques do trimestre final do ano devem girar em torno das 215 mil toneladas mensais (pouco mais, pouco menos), com probabilidade de grande recuo nos meses iniciais de 2007, já que, por exemplo, o contrato de exportação com o Egito expira em 31/12/2006, enquanto no leste europeu os portos (principalmente na Rússia) permanecem fechados até março devido ao inverno no Hemisfério Norte.

Que fique claro: o esforço em se produzir um pouco menos agora, evitando-se os erros cometidos em 2005, evitará que as empresas voltem a operar com prejuízo.

 

Lembrando que o ciclo de produção de um frango tem, aproximadamente, 65 dias (21 dias de incubação + 42 dias de criação + 2-3 dias para comercialização), o esquema abaixo mostra, a partir da colocação do ovo fértil na incubadora, a época em que o frango estará no mercado.

 

 

 

 

 

INCUBAÇÃO

_

NASCIMENTO/ ALOJAMENTO

_

COMERCIA-

LIZAÇÃO

 

17

DE OUTUBRO

 

7

DE NOVEMBRO

 

22

DE DEZEMBRO

 

31

DE OUTUBRO

 

21

DE NOVEMBRO

 

5

DE JANEIRO

 

14

DE NOVEMBRO

 

5

DE DEZEMBRO

 

19

DE JANEIRO

 

28

DE NOVEMBRO

 

19

DE DEZEMBRO

 

2

DE FEVEREIRO