Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Resumo de trabalho

Nova diretoria da ACCS completa um mês de gestão.

Redação SI 10/06/2003 – Após a eleição da nova diretoria ocorrida em nove de maio de 2003, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) vem sendo gerida de forma diferente, de acordo com a opinião de produtores da região.

Apesar de assumir a ACCS num período de dificuldades e confrontamentos, a  atual diretoria tem buscado o diálogo com as agroindústrias da região, a fim de buscar esclarecimentos e juntos encontrar soluções para a crise que já se estende por mais de 15 meses. Este foi o objetivo da reunião realizada no dia 29 de maio, na Sede da Aurora com o presidente do Sindicarnes e da Aurora, José Zeferino Pedroso e representantes de Agroindústrias como Seara Alimentos, Chapecó Alimentos, Pamplona e Sadia.

O presidente da ACCS, Wolmir de Souza, tem buscado junto às instituições financeiras o prolongamento do prazo de financiamentos de custeio, protelando assim os pagamentos e dando oportunidade ao suinocultor administrar sua produção e sua propriedade.

Relatório das atividades
Em viagem a Brasília, Wolmir de Souza participou da Audiência Publica realizada na Câmara Federal e que juntamente com produtores de suínos de todo o Brasil, mostrou ao governo Federal e ao país, a situação que vive hoje as famílias que dependem da suinocultura. Neste contexto de desvalorização econômica, encontram-se também os pequenos municípios que sobrevivem basicamente dos recursos oriundos desta atividade, por isso da presença de prefeitos da região, que apoiando o movimento, estiveram em Brasília pedindo pela atividade suinícola e pela sobrevivência de seus municípios.

Uma das reivindicações do setor ao Governo Federal, é com relação a aquisição dos excedentes de carne suína  que estão estocadas e que poderá ser doada para os Programas Federais como o Fome Zero, na merenda escolar, nos presídios e no Exército. O objetivo é aumentar o consumo da carne suína,  promovendo a saída da estagnação do preço do produto, e conseqüentemente a valorização da atividade.

Na Secretaria da Agricultura em Florianópolis, o presidente da ACCS, reuniu-se com o responsável pela pasta, Moacir Sopelsa, que contou também com a presença do Delegado Federal do Ministério da Agricultura Tarcisio Kock O Delegado demonstrou interesse em ampliar o Serviço de Inspeção Federal, SIFE, dos mini-abatedouros em Santa Catarina, para que se tenha a capacidade de aumentar a comercialização de carne in natura. Este mesmo assunto foi tratado com o presidente da Associação Catarinense de Supermercados, ACATS, José Emilio Menegatti, para que se realize em parceria com a ACCS, promoções de cortes de carne suína in natura oriundas de mini-abatedouros e comercializadas diretamente com os supermercadistas.

Outra proposta negociada e que tem apoio do Secretário da Agricultura de Santa Catarina Moacir Sopelsa é com relação à venda de cortes de carne suína nas Feiras do Produtor, realizadas em praticamente todos os municípios de Santa Catarina. Nestas Feiras a Secretaria da Agricultura juntamente com a ACCS, instalaria balcões frigoríficos para que os mini-abatedouros pudessem comercializar o produto in-natura para a população.

Uma das principais bandeiras que a ACCS está defendendo e buscado resolver, é com relação a devolução dos créditos do ICMS que cada produtor tem direito ao adquirir produtos agrícolas de outros estados, e que não vem sendo restituído. “A ACCS encampou esta briga e estamos confiantes de que com o apoio do Governo do Estado nós conseguiremos viabilizar estes recursos para o produtor”, explica Wolmir.

Está se buscando também parcerias com entidades, empresas, rede de farmácias, profissionais liberais como:  dentistas, médicos, advogados, postos de combustíveis entre outros, para que se viabilize convênios e que através da apresentação da carteirinha de sócio da ACCS, os produtores tenham descontos por produtos adquiridos. De acordo com o presidente da ACCS, a organização dos produtores é o começo de tudo e a única forma de ser uma entidade forte com associados participativos e com influência nas decisões e nos benefícios propostos pela ACCS. “É importante ressaltar a organização que estamos propondo aos suinocultores, lembrando do encontro realizado em Pinheiro Preto na última quinta-feira, onde aproximadamente 150 produtores compareceram e demonstraram interesse em formar Núcleos Municipais em sete municípios da Região”, finaliza Wolmir.