Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião com o ministro I

Durante o encontro, nesta quarta-feira (18), produtores propuseram a inclusão da carne suína na merenda escolar.

Da Redação SI 18/02/2004 – 17h15 – Os representantes da cadeia produtiva da carne suína tiveram hoje (18) uma reunião, em Brasília (DF), com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para solicitar auxílio do governo e apresentar propostas, na intenção de impedir uma nova crise no setor.

Este ano, cerca de 100 mil toneladas de carne suína brasileira deverão deixar de ir para a Rússia, já que o país adotou um sistema de cotas de importação que diminui a participação do Brasil em seu mercado. Em contrapartida, os produtores de suínos estão preocupados com o excedente de carne que ficará no mercado interno.

De acordo com a Agência Brasil, durante a reunião com o ministro, os produtores apresentaram, entre outras propostas, a sugestão de incluir a carne suína na merenda escolar, nas refeições do sistema prisional e das forças armadas. Para tanto, o produto teria de ser incluído na política de preços mínimos, para que o governo comprasse 30 mil toneladas.

Além disso, segundo divulgou a Agência, os suinocultores sugeriram a redução de 0,5% a 1% do alojamento de matrizes, redução de quatro quilos por cabeça sobre peso médio de abate, abater leitões de 24 quilos, realizar uma campanha de marketing da carne suína e articular uma outra com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para promover a venda do produto no mercado interno. Também solicitaram ao ministro que o governo adote medidas complementares para contribuir com o equilíbrio da oferta. Os produtores pediram uma linha de crédito com juros de 8,55% ao ano para estocagem pela indústria.