Redação SI (18/09/07) – Aconteceu na tarde de ontem, dia 17/09 de setembro, uma reunião entre Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS e empresas de nutrição e laboratórios, o objetivo do encontro foi discutir a situação da suinocultura. Dentre os assuntos discutidos economicamente pode-se citar o Frigorífico Diplomata, com o projeto “Planilha Aberta”, parceria entre Produtores, Frigorífico Diplomata de Guarujá do Sul onde a ACCS é parceira. O ponto principal da reunião foi mostrar para as empresas e laboratórios o comprometimento e acompanhamento que as mesma tenham com os suinocultores, pois através de visitas a propriedade eles levam conhecimento técnicos e sanitários, melhoramento genético, acompanhamento do manejo entre outros conhecimentos.
A rastreabilidade também foi outro ponto abordado, que será discutido através de seminários para os suinocultores realizados durante o decorrer do ano. “Essa é a melhor maneira de levar informações de mercado e rastreabilidade para o produtor independente de suínos fazendo seminários, assim podemos mobilizar todos os suinocultores” destaca Wolmir de Souza, presidente da ACCS. As exigências estão cada vez maior no setor suinícola e na segurança alimentar, “visando o mercado externo os frigoríficos passam informações para seus integrados e é papel da entidade informar os independentes” destaca Souza.
Para Flauri Migliavaca, da empresa Mig Plus, a avaliação é positiva “a intenção da ACCS é válida, pois com isso vamos aprimorar os conhecimentos cada vez mais do produtor, já começamos bem com o projeto “Planilha Aberta”, destaca. Outro ponto importante que Flauri destacou foi a questão dos técnicos das empresas, “possuímos técnicos de alto nível que visitam as propriedades e trabalham diretamente com o produtor e através dessas visitas repassam todas as informações” afirma. Ficou decidido que será feito reuniões com técnicos de conhecimentos daqui a 60 dias, no Sul do Estado, Extremos Oeste e Meio Oeste.