Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião em Brasília discute trânsito de aves de descarte

<p>Ocorre hoje reunião emergencial convocada pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.</p>

Redação (27/11/06) – Nesta segunda-feira ocorre em Brasília/DF reunião emergencial convocada pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para discutir a aplicação de dispositivos inseridos na Instrução Normativa 17, com atenção especial ao trânsito interestadual de aves de descarte de granjas de reprodução e de granjas produtoras de ovos para consumo.

Para o encontro, que será realizado no prédio do Ministério da Agricultura, a União Brasileira de Avicultura (UBA) convocou presidentes ou representantes das associações avícolas estaduais e regionais, dos seguimentos de produção de aves, matrizes e ovos.

Em entrevista a Agência SAFRAS, o Coordenador do Plano Nacional de Sanidade Avícola do Mapa, Marcelo Mota, admite a existência de dificuldades na adesão de alguns estados as recomendações da IN 17, por estes possuírem aves de descarte em excesso sem que haja um destino definido para as mesmas. “Temos que nos reunir com o setor produtivo para tentarmos harmonizar a situação. A alternativa que propusemos é de que os estados que dispõem das aves de descarte e aves vivas possam transitar entre estados deste que tenham como destino um abatedouro. Essa medida, constante na IN 17, ficou diferente da proposta inicial do setor que era de fechar totalmente as fronteiras dos estados para o trânsito de aves”, esclarece Mota.

“Agora vamos nos reunir na segunda-feira com o setor para ouvirmos as
propostas alternativas que os estados tenham a apresentar”, disse Mota. Segundo ele, o fato é que o Ministério vem trabalhando e discutindo essa questão de trânsito de aves de descarte há 4 anos. “Os estados já deveriam estar preparados para atender as medidas do Instrução”, finaliza Mota.