Redação (15/01/07) – O Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecit) do Rio Grande do Norte reuniu-se nesta quinta-feira (11) na Secretaria do Desenvolvimento Econômico para o demonstrativo das ações realizadas em 2006 e para a votação da disponibilização de recursos financeiros para o Centro Tecnológico do Agronegócio.
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), parceira do projeto, disponibilizará aproximadamente R$ 2,5 milhões para o Centro e já depositou para a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) a primeira parcela de R$ 1,5 milhão. A Finep disponibilizará o valor restante em mais duas parcelas.
Em fase de licitação para iniciar a construção, o Centro mudará a realidade atual do agronegócio do Rio Grande do Norte fortalecendo os Arranjos Produtivos Locais através das pesquisas em diversas culturas como manga, mel e pecuária de corte. O Centro Tecnológico do Agronegócio proporcionará o fortalecimento das cadeias produtivas, capacitará os recursos humanos existentes em todo o estado, além de poder disponibilizar informações importantes para empresas do segmento de agronegócio que pretendam se instalar no Estado, destaca Thiago Simas.
A instalação física do CT do Agronegócio onde funcionará a unidade administrativa e de gestão será construída na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró; e as unidades da Emparn em Apodi, Ipanguaçu, São Gonçalo do Amarante e em Natal – nos bairros do Jiqui e Felipe Camarão – funcionarão como centros de capacitação.