Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Roberto Rodrigues abre evento em Botucatu (SP)

Simpósio Internacional em Estratégias de Mercado no Agronegócio da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp será realizado de 25 a 27 de março.

Redação (23/03/2009)- A primeira edição do Simpósio Internacional em Estratégias de Mercado no Agronegócio realizado na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, de 25 a 27 de março de 2009, terá um convidado especial na sua abertura: o ex-ministro da Agricultura e docente da Unesp, Roberto Rodrigues. Ele vai tratar das perspectivas para o agronegócio no Brasil e no mundo perante a atual crise econômica internacional.
           
Além do ex-ministro o evento terá palestrantes ligados a instituições como Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), União Brasileira de Avicultura (UBA), USP, BNDES, Ministério da Agricultura e Abastecimento, Universidade Federal de São Carlos, além da própria Unesp.

           
Voltado para pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e profissionais do setor agropecuário, o Simpósio vai discutir as perspectivas e oportunidades de negócios relacionadas ao agribusiness no Brasil e no mundo, além de estratégias de marketing, novos mecanismos de financiamento, logística, certificação e rastreamento e mercados para vários segmentos agropecuários.

Agronegócios no Brasil
A importância dos agronegócios na economia brasileira é incontestável: representa mais de 30% do PIB e, aproximadamente, 80% do saldo comercial. A crescente inserção internacional do agronegócios brasileiro, pelo alto nível tecnológico e vantagens comparativas, resultou ao país, a conquista de maior exportador mundial de açúcar, laranja, soja, frango, carne vermelha, café e fumo.

Segundo a professora Izabel Takitane, coordenadora do evento, a ampla discussão sobre as perspectivas do setor é fundamental para a manutenção e ampliação desse panorama. “O entendimento das estratégias de mercado, principalmente o internacional, as ações de instituições públicas e privadas, bem como os novos mecanismos de financiamento da produção, mercado de carbono, logística, a certificação e a qualidade do produto, são temas intrínsecos à busca de competitividade do agronegócio brasileiro”.

O evento é uma realização da Faculdade de Ciências Agronômicas, Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec). Ainda há vagas para o Simpósio e as inscrições podem ser feitas pelo site www.fca.unesp.br