Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

RS ganha novas cooperativas

<p>Após a criação de cooperativas municipais, desencadeia-se o debate sobre onde entregar os produtos, como das cadeias de suínos e aves.</p>

Da Redação 08/08/2005 – O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU) já contabiliza a criação de sete novas cooperativas em municípios da região nos últimos dias. O fato é uma resposta à crise econômica da Cotrel que tem uma dívida de cerca de R$ 280 milhões e possui cerca de 13 mil associados. De acordo com Eloir Griseli, coordenador do Sutraf-AU, as cooperativas são fundadas com um mínimo de 20 associados e depois abrem as portas para receber novos associados. Após a criação de cooperativas municipais, o Sutraf-AU desencadeia o debate sobre onde entregar os produtos, como das cadeias de suínos e aves. A tendência é firmar parceiras com indústrias do ramo na região. Também discute-se a possibilidades de construir pequenas centrais de armazenamento de grãos.

Segundo Griseli, os associados das novas cooperativas são pessoas ligadas à Cotrel e ainda lutam para receber dinheiro de produtos que não foram pagos. Já foram criadas nas últimas duas semanas cooperativas em Marcelino Ramos, Viadutos, Três Arroios, Barão de Cotegipe, Ponte Preta, São Valentim e Quatro Irmãos.