Redação SI (11/08/06)- O Governo do Estado vai intensificar a fiscalização na fronteira do Rio Grande do Sul para a entrada de suínos de outros estados. A declaração foi feita, nesta sexta-feira (11), na abertura da 33 edição do Dia do Porco no município de Nova Candelária, na região Noroeste do Estado, pelo governador, que destacou a necessida de ampliação da fiscalização para garantir a qualidade e a sanidade da suinocultura do RS.
O governador lembrou que o RS é o único estado exportador de carne suína para a Rússia, que é um dos principais mercados do produto no mundo. Salientou que o governo estadual vem dando incentivos para o setor, o que resultou no aumento do abate de 4,8 milhões de toneladas em 2005 para 6,2 milhões toneladas de carne em 2006. As exportações também tiveram crescimento, saltando de 35,7 mil toneladas para 170 mil toneladas no período 2005/2006. Isso representa mais renda, mais emprego e mais desenvolvimento para todo o RS.
Segundo o governador, a suinocultura atravessa um momento de fortalecimento tanto para o mercado interno quanto para as exportações. Ele destacou a importância que o Governo do Estado dá ao setor da suinocultura, lembrando que já foram reabertos cinco frigoríficos no RS, dos quais um está localizado em Santa Rosa, na região Noroeste. A economia do município de Nova Candelária depende 80% da suinocultura.
Estavam presentes no evento o secretário substituto da Agricultura e Abastecimento, Iberê Orsi, o prefeito de Nova Candelária, Carlos Luiz Rohr, presidente da associação dos criadores de suínos do RS, Valdecir Folador, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Rubens Valentini, o superintendente do Ministério na Agricultura no Estado, Francisco Signor e o presidente da Emater, Ricardo Schwarz.