Redação SI 12/08/2005 – “Resumo a suinocultura brasileira, hoje, como uma história de sucesso. Evoluímos de forma fantástica nas últimas poucas décadas e já temos reconhecimento internacional expresso pelos elevados volumes e valores das exportações e pela grande variedade de países para os quais exportamos. Já deslanchamos no mercado externo. E temos competência e capacidade para continuar evoluindo, aumentando e aperfeiçoando nossa produção e a qualidade de nossos produtos. Mas, e aqui trata-se de um MAS importantíssimo, até hoje fomos incapazes de contar nossa história e mostrar nossa competência para o consumidor brasileiro. A carne suína ainda é vista com enormes restrições, antigos preconceitos e muita desconfiança. Tudo isso, rigorosamente sem nenhuma base científica ou técnica. As características de baixo colesterol, baixas gordura e calorias e fácil digestibilidade da carne suína, além de outros aspectos nutricionais, são uma realidade reconhecida nos principais países do mundo. As crendices não têm mais lugar no mundo moderno. E a sanidade dos nossos produtos é elevada. Precisamos fazer com que essas verdades cheguem ao consumidor brasileiro. Esta será a única forma de ampliarmos consistentemente o mercado doméstico. E todos sabemos que ele é gigantesco: cada quilo de aumento no consumo do brasileiro vai exigir o alojamento de 100 mil matrizes para ser satisfeito! Alojar grandes quantidades de matrizes de qualidade nós já provamos que sabemos fazer. Será que continuaremos não sabendo divulgar nosso produto?”
Rubens Valentini e a suinocultura brasileira
<p>O presidente da ABCS revela como vê o setor nacional e o que falta para a atividade conquistar o seu lugar merecido.</p>
Revistas
Mais EdiçõesInternacional
Agro brasileiro conquista quatro novos mercados na China e assinam 37 acordos em diversas áreas
Principal parceiro comercial do Brasil, a China abriu quatro mercados para produtos da agropecuária brasileira em acordos firmados por ocasião do encontro bilateral entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping nesta quarta-feira (20), em Brasília. Com isso, o Brasil registra a conquista de 281 mercados agropecuários desde o início de 2023. São […]
OVUM 2024
Avicultura em destaque: perspectivas para o futuro, segundo Osler Desouzart no OVUM 2024
Durante o OVUM 2024, realizado no Uruguai, Osler Desouzart destacou pontos estratégicos para o futuro da avicultura na América Latina. Segundo ele, o setor continuará em expansão, acompanhando o aumento da demanda global por carne, em especial na América Latina, que vem ganhando protagonismo e alterando a geografia da produção e do consumo no mercado […]
Economia
Poder de compra dos avicultores paulistas frente ao milho cai ao menor patamar desde abril
O poder de compra dos avicultores paulistas em relação ao milho atingiu seu nível mais baixo desde abril deste ano, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Esse cenário é resultado da valorização do milho no mercado doméstico, somada ao enfraquecimento nos preços do frango vivo. Comparando a média […]
Economia
Preços do suíno vivo alcançam novas máximas e demanda continua alta
Os preços do suíno vivo seguem em alta e renovaram as máximas nominais na série histórica do Cepea, com os valores em termos reais chegando aos maiores patamares desde 2020. De acordo com os pesquisadores do Cepea, a elevação nos preços é impulsionada pela alta liquidez no mercado de carne, que tem levado frigoríficos a […]