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Rubens Valentini e a suinocultura brasileira

<p>O presidente da ABCS revela como vê o setor nacional e o que falta para a atividade conquistar o seu lugar merecido.</p>

Redação SI 12/08/2005 – “Resumo a suinocultura brasileira, hoje, como uma história de sucesso. Evoluímos de forma fantástica nas últimas poucas décadas e já temos reconhecimento internacional expresso pelos elevados volumes e valores das exportações e pela grande variedade de países para os quais exportamos. Já deslanchamos no mercado externo. E temos competência e capacidade para continuar evoluindo, aumentando e aperfeiçoando nossa produção e a qualidade de nossos produtos. Mas, e aqui trata-se de um MAS importantíssimo, até hoje fomos incapazes de contar nossa história e mostrar nossa competência para o consumidor brasileiro. A carne suína ainda é vista com enormes restrições, antigos preconceitos e muita desconfiança. Tudo isso, rigorosamente sem nenhuma base científica ou técnica. As características de baixo colesterol, baixas gordura e calorias e fácil digestibilidade da carne suína, além de outros aspectos nutricionais, são uma realidade reconhecida nos principais países do mundo. As crendices não têm mais lugar no mundo moderno. E a sanidade dos nossos produtos é elevada. Precisamos fazer com que essas verdades cheguem ao consumidor brasileiro. Esta será a única forma de ampliarmos consistentemente o mercado doméstico. E todos sabemos que ele é gigantesco: cada quilo de aumento no consumo do brasileiro vai exigir o alojamento de 100 mil matrizes para ser satisfeito! Alojar grandes quantidades de matrizes de qualidade nós já provamos que sabemos fazer. Será que continuaremos não sabendo divulgar nosso produto?”