Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Russos não irão a SC

<p>O Estado não constava do roteiro original dos técnicos, mas havia o pleito de que viessem a Santa Catarina para conferir a excelência sanitária das produções animais.</p>

Redação SI (04/08/06)- O Secretário de Estado da Agricultura, Felipe Luz, retornou nesta quinta-feira (3) de Brasília com a confirmação de que os técnicos russos que estão no País para verificar as condições de sanidade animal, não irão a Santa Catarina. O Estado não constava do roteiro original dos técnicos, mas havia o pleito de que viessem a Santa Catarina para conferir a excelência sanitária, o que poderia contribuir para acelerar o fim do embargo à carne suína.

De acordo com o Secretário Felipe, a missão russa é formada por técnicos altamente especializados, que irão se concentrar nas visitas às cidades onde ocorreram focos de febre aftosa, no Paraná e Mato Grosso do Sul; e a laboratórios em Porto Alegre e Recife. O descontentamento dos russos é com o sistema sanitário brasileiro. Mas esta é uma das melhores missões russas entre as que já vieram ao país, com dois técnicos muito bem preparados. Acredito que o resultado final da visita será positivo, disse o Secretário. Segundo ele, as condições para os produtores russos são as melhores, mas ainda assim eles não têm como suprir toda a demanda. A suinocultura russa é focada em carne resfriada, e o nosso mercado é o de carne congelada, para a indústria, explicou.

De acordo com Luz, durante a reunião realizada ontem no Ministério da Agricultura, a questão da excelência sanitária catarinense foi enfatizada aos russos pelo Ministro Furlan. Nesta reunião foi definido o roteiro dos técnicos, que após as visitas, farão um relatório detalhado. Estou otimista porque os preços de suínos e aves no exterior estão muito bons, e o segundo semestre tem tudo para ser melhor que o primeiro.

Os técnicos russos iniciaram os trabalhos ontem (3) com uma visita ao Lanagro, em Porto Alegre, e à tarde seguiram para Maringá, onde devem visitar na sexta-feira algumas propriedades rurais.  Na segunda-feira (7) seguem para Eldorado (MS), na terça para Japorã e na quarta-feira, Cuiabá. Nas três cidades haverá visitas a propriedades rurais e reuniões com autoridades sanitárias. quinta-feira os russos vão para Rondonópolis e depois se deslocam até Recife, para uma visita ao Lanagro laboratório referência no Brasil único que isola o vírus da aftosa. O último compromisso da missão russa é uma visita ao Panaftosa, no Rio de Janeiro, no dia 14.