Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Safra com juros mais baixos

<p>Os pequenos produtores vão contar com juros mais baixos para o financiamento da safra 2007/2008, de acordo com os índices do Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado ontem no Palácio do Planalto.</p>

Redação (28/06/07) – As taxas para custeio e investimento ficarão entre 0,5% e 5,5% ao ano. No plano de 2006 os juros eram de 1% a 7,25%. O pacote prevê a liberação de R$ 12 bilhões para o setor, aumento de 20% em relação à safra anterior. A previsão é de que a partir da próxima segunda-feira esses recursos já estejam à disposição dos agricultores nos bancos.

     

As distorções apresentadas no zoneamento agrícola elaborado para Rondônia, que já renderam para o Estado um prejuízo de mais R$ 30 milhões, não devem prejudicar o pequeno produtor na busca pelo crédito, de acordo com o presidente da Fetagro, Lázaro Dobri. Ele explica que a Resolução 3388 de 2006, que altera as condições do Proagro, garante aos usuários do Pronaf contratarem o crédito para custeio de lavouras que não foram contempladas no zoneamento.
     

O Ministério da Agricultura determinou o zoneamento para as culturas de café, arroz, milho e feijão. O documento tem impossibilitado os financiamentos para investimento e custeio, principalmente, do café. Isso ocorre porque o zoneamento não reflete a realidade do Estado, mas o financiamento agrícola só é liberado de acordo com o que o documento determina. Segundo Lázaro, se os bancos usarem o bom-senso, os pequenos produtores não serão prejudicados. “Nós vamos achar a melhor forma de resolver o problema junto com o produtor, os órgãos de assistência técnica do Estado e os agentes financiadores”, disse. (JC)