Redação SI 01/08/2005 – Foram conhecidos na tarde da última sexta-feira, dia 29, os melhores produtos em derivados de leite e embutidos de carne suína, de empresas que participaram do Salão de Sabores, outra atividade que fez parte da 1a. Suileite que ocorreu de 27 a 31 de julho, em Concórdia/SC.
Inscreveram-se para o concurso sete estabelecimentos que concorreram com produtos lácteos, sendo seis com queijo prato, dois com queijo parmesão e três com queijo tipo colonial. Destes, em 1o. lugar na modalidade queijo prato, foi escolhido o Laticínios Italac de Itá; com queijo parmesão, o melhor é o laticínios Bollis de Seara que venceu também na categoria queijo Colonial.
Nos embutidos de carne suína, inscreveram-se 11 estabelecimentos, sendo que os 11 participaram na modalidade salame tipo colonial, sete com salame tipo italiano e sete com copa. Destes, na modalidade copa, classificou-se em 1o. lugar a Indústria de Imbutidos Pizzatto de Concórdia, que venceu também na modalidade Salame Italiano; no tipo colonial o grande campeão foi o frigorífico Varpi também de Concórdia.
O vencedor de cada tipo de produto receberá um troféu da Comissão Julgadora e um Selo de 1o. Lugar 2005, que poderá ser usado no produto com o aval da Associação Italiana de Concórdia e da Comissão Organizadora da Suileite. A entrega da premiação, ocorrereu na noite de sábado, dia 30, durante jantar de confraternização no Parque de Exposições de Concórdia.
De acordo com um dos degustadores, Carlos Bernardi, os sabores dos imbutidos se equivalem em alguns casos, mas os detalhes dos temperos e da textura é que faz o diferencial. Estão de parabéns todas as empresas que se inscreveram e principalmente os organizadores, porque este concurso é uma forma dos pequenos também estão sendo conhecidos e é uma forma de fazer marketing dos seus produtos, ressalta.
Já o coordenador do Salão de Sabores e Gerente Regional da Cidasc, Helder Machado, diz-se satisfeito com o resultado do concurso, pelo número de empresas inscritas e pela valorização do evento, pelas empresas e pela população. É o primeiro, temos muito que acertar, nossa intensão é transformar este concurso, em nível estadual, conclui.
O Salão de Sabores
O evento é um concurso de queijos e embutidos de carne suína, que tem a finalidade de valorizar os produtos artesanais de Santa Catarina e estimular os produtores a obter maior valor agregado e divulga-los aos consumidores. O concurso visa também a estimular os fabricantes a melhorar a qualidade dos produtos, assim como de difundir junto aos consumidores o conhecimento e valorização das características sensoriais dos mesmos.
Consta no regulamento aos participantes, que poderão participar do concurso, estabelecimentos que fabriquem artesanalmente queijos e embutidos de carne suína que estejam inscritos para o concurso, que terá abrangência na Micro Região do Alto Uruguai Catarinense. As empresas que participam do concurso, estão habilitadas pela autoridade competente do Serviço de Inspeção Estadual, ou Inspeção Municipal. É regra também que os produtos sejam elaborados seguindo as Boas Práticas de Fabricação implementadas ou em vias de implementação de acordo com Epagri/Cidasc/Anvisa.
O Salão de Sabores é uma promoção da Associação Catarinense de Craidores de Suínos, ACCS, Associação Catarinense de Bovinocultores, ACCB e Prefeitura de Concórdia e uma realização da Associação Italiana de Concórdia, ACIC, Cidasc e Epagri.