Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade em debate

<p>ASSEG e Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul promoveram um debate para discutir ações para o aperfeiçoamento do status sanitário da suinocultura gaúcha.</p>

Redação (01/02/07) – Um dos grandes gargalos no processo produtivo pecuário nacional é a tão comentada questão sanitária. É esta que nos impede de atingirmos novos mercados consumidores com um excelente potencial para compra de nossa carne suína, como por exemplo, o Japão, União Européia entre outros.

Pensando nisso a ASSEG (Associação dos Suinocultores da Serra Gaúcha) junto com a Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, representada pela Médica Veterinária Dra. Luiza Virginia Caon, promoveu um debate entre criadores e os órgão públicos de fiscalização, onde foi possível a trocar idéias e principalmente de informações para complementar ainda mais o plano sanitário do estado do Rio Grande do Sul, servido como piloto para o Programa Nacional de Sanidade.

Neste encontro a Dra. Luiza Virginia Caon acompanhada do Médico Veterinário Dr. Rugman Huguenim da cidade de Bento Gonçalves e coordenador do Programa Nacional de Sanidade na região, alertaram da grande importância de um bom plano sanitário para o estado e também para o país. Informaram que Caxias do Sul é uma das cidades piloto onde será implantado o programa. Foram coletados dados dos criadores associados à ASSEG como veterinários e técnicos agrônomos responsáveis, formas de manejo, número de matrizes, vacinação e controle de doenças, análises de material para diagnósticos de doenças, formas de transporte, geo-referenciamento de todas as produções da região entre outros assuntos.

O que mais chamou a atenção neste encontro foi a troca de idéias entre criadores e os representantes dos órgãos públicos, pois ali pode ser comentado como é a rotina de uma granja de suínos e como a inspetoria veterinária poderia fazer um melhor trabalho e uma otimização no controle sanitário. Por um lado produtores dando idéias de como a inspetoria deveria agir, através dos conhecimentos na prática adquiridos durante anos de atividade, e por outro os médicos veterinários comentando como os suinocultores poderiam buscar soluções para diversos problemas.

Outro assunto comentado foi da auditoria internacional que será feita na região nos próximos dias por representantes do Governo Argentino, para viabilizar a abertura deste mercado para a exportação de carne suína, suspensa devido a motivos sanitários.

O presidente da ASSEG, Ney Sérgio Fonseca de Oliveira comentou o quanto é importante essa troca de informações, pois só assim, com a união do todos os envolvidos na cadeia produtiva, levarão a um controle sanitário eficaz sendo reconhecido por grandes mercados consumidores.

Ao final do encontro, todos foram convidados a apreciar um delicioso jantar a base de carne suína.