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São Paulo: Avipal compensou queda no mercado interno

<p>Números foram obtidos graças ao desempenho das exportações de 2005.</p>

Redação AI (20/03/06)- A Avipal informou nesta segunda-feira que a produção de carne de aves totalizou 303,6 mil toneladas em 2005, representando um aumento de 8,7% em comparação a 2004. As exportações cresceram 26,5% em reais, para R$ 582,1 milhões. O faturamento somou R$ 839,9 milhões, um aumento de 6,5%. Com relação à carne suína, a produção foi de 51,9 mil toneladas, um aumento de 13,4%. As vendas externas aumentaram 36,4%, para R$ 141,7 milhões. A receita total subiu 19%, para R$ 193,8 milhões. Segundo a empresa, a estratégia de focar suas atividades para exportar carne suína foi bem-sucedida.

A Avipal, a exemplo das concorrentes, está buscando elevar o valor agregado de seus produtos por meio do reforço na produção de industrializados, que aumentou 4,5%, totalizando 24,1 mil toneladas, sendo 6 mil toneladas somente no último trimestre, aumento decorrente da nova unidade de produção de embutidos, inaugurada em setembro. A receita saltou 5,9%, para R$ 53,6 milhões.

Somente no segmento de carnes foram investidos R$ 91,5 milhões no ano de 2005, em atividades para aprimoramento dos processos para exportações e aumento da capacidade de abate, informou a Avipal. Apesar câmbio desfavorável, a elevação de preço compensou a valorização do real. As exportações de carnes representaram 32% das vendas totais, excluindo-se o negócio de grãos.

No mercado interno houve queda nas vendas de carne de aves e suínos in natura em virtude do foco de febre aftosa. O recuo da receita, justificada pelo aquecimento da oferta, foi ligeiramente compensado pelo aumento de 17,1% no volume comercializado de industrializados. A receita total de carnes e suínos foi de R$ 1.113,5 milhões, 7,6% a mais do que em 2004.

A empresa informou que, apesar da elevação da participação do segmento de carnes nas composições das receitas, o negócio de leites continua sendo a atividade principal da Avipal em razão do crescimento esperado nesse setor para os próximos anos. Isto explica a elevação da compra de leite e fortalecimento de sua bacia leiteira.

A Avipal registrou no ano passado recorde de captação de leite in natura, atingindo a marca de 841,5 milhões de litros em 2005, um aumento de 17,3% sobre 2004. A marca Elegê liderou o market share no segmento de leite longa vida na Grande São Paulo, por meio da sua marca Elegê. As exportações de leite em pó e manteiga cresceram 102,9%. A empresa informou que investiu fortemente nas vendas externas como alternativa ao super ofertado mercado doméstico. As exportações unicamente de leite somaram US$ 17,6 milhões, com aumento de 129,9%.

Para 2006, a Avipal acredita que no primeiro semestre deve haver um desajuste entre a oferta e demanda mundial de carne de frango, em razão da gripe aviária, mas o mercado deve voltar à normalidade no segundo semestre. Na área de leite, a empresa pretende manter o foco na posição de liderança no setor de lácteos, na elevação da participação de mercado de produtos de maior valor agregado, mantendo a estratégia de valorização da marca Elegê. Em relação à captação de leite in natura, a companhia quer manter sua trajetória de crescimento sobre os concorrentes, uma vez que o desenvolvimento das bacias leiteiras é um fator crucial para manter o ganho de escala e flexibilidade no mix de produção.