Em reunião realizada ontem (23/11), o conselho de administração do Sebrae Nacional aprovou com unanimidade a proposta elaborada pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Sebrae/SP e Sebrae Nacional para a inclusão do Estado de São Paulo no Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). De acordo com o presidente da APCS, Valdomiro Ferreira Junior, será feito um investimento de R$ 2 milhões para lançamento e desenvolvimento das ações do PNDS no Estado nos próximos dois anos a partir de janeiro de 2012. “Sendo o Estado de maior consumo de carne suína da Federação, São Paulo não poderia permanecer de fora do principal projeto de fomento ao consumo de carne suína do Brasil”, afirmou Ferreira.
Segundo o presidente da APCS, o PNDS irá favorecer as atividades de frigoríficos frigoríficos regionais e também incentivar as vendas de carne suína em pontos do varejo e grandes redes supermercadistas. “Temos expectativas muito positivas quanto a instalação do PNDS em São Paulo”, destaca Ferreira.
Marcelo Lopes, presidente da ABCS, explica que o PNDS já atua com expressivos resultados em Minas Gerais e no Nordeste. “No principal mercado consumidor do País vamos trabalhar com informações ao produtor, indústria e varejo para, com certeza, ter êxito em São Paulo também”, pontua o dirigente.
O objetivo do PNDS é aumentar em dois quilos o consumo per capita nacional de carne suína até final de 2012 e chegar a 15 quilos por pessoa por ano. Atualmente, o consumo se encontra em 14,5 quilos, informa a ABCS.