Redação AI (17/03/06)- O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse hoje que que o governo estuda uma série de medidas para evitar a queda do preço do frango no mercado interno, em decorrência da redução das exportações, provocada pela retração no consumo mundial, em decorrência das notícias sobre focos de gripe aviária em diversos países.
Ele afirmou que o assunto está sendo tratado junto a outros ministérios, inclusive o da Fazenda, para implementar medidas que viabilizem financiar a estocagem de frango. Como o frango não faz parte da política de preços mínimos do governo federal, a alternativa seria atrelar o crédito ao financiamento da estocagem do milho consumido pelas indústrias avícolas na fabricação da ração.
Rodrigues admitiu que a amarração institucional legal para este tipo de operação é extremamente complexa. O ministro lembrou que hoje os preços do frango estão mais baratos do que na época do Plano Real, quando o produto era considerado a âncora verde na política econômica do governo.