Redação AI (07/07/06)- O Secretário de Estado da Agricultura, Felipe Luz, decidiu hoje pela manhã, em reunião com técnicos e com o presidente da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC), Hamilton Farias, autorizar a abertura de três corredores sanitários para passagem de produtos industrializados de aves do Rio Grande do Sul. As rodovias liberadas são BR 116, que passa por Lages; BR 153, que passa por Concórdia; e SC 480, que passa por Chapecó. O trânsito de aves vivas continua proibido por tempo indeterminado.
Desde ontem (06) as fronteiras entre os dois Estados estavam totalmente fechadas para a passagem de produtos de aves do Rio Grande do Sul, devido ao comunicado de um foco da doença de Newcastle no município de Vila Real, próximo a Caxias do Sul.
O comunicado chegou a SC por um e-mail da Organização Mundial de Saúde Animal. O foco foi identificado em 04 de maio e não havia sido comunicado até então. Como não tínhamos a informação detalhada, resolvemos fazer uma ação global. Ontem à noite recebemos novos documentos da Secretaria do Rio Grande do Sul, comunicando que aquele estado já havia eliminado os animais num raio de 3km a partir do local do foco e que estavam pesquisando animais vivos nas propriedades vizinhas, explica o Secretário Felipe Luz. As informações motivaram a reunião da manhã de hoje e a conseqüente liberação dos corredores.
Ainda hoje será publicada uma nova instrução de serviço da Cidasc, e a partir da tarde os corredores devem estar oficialmente liberados. De acordo com Hamilton Farias, presidente da Cidasc, as medidas vão durar até a extinção total da zona focal.