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Seara aposta no Natal para faturar R$ 2 bi

Contrariando a opinião de seus concorrentes, as perspectivas da Seara são de que o Natal será promissor.

Da Redação 17/09/2003 – Diferentemente da concorrente Perdigão, a Seara Alimentos vê as vendas de fim de ano como a ferramenta mestra para compensar a queda de 49% no lucro líquido da companhia -que foi de R$ 13,3 milhões no primeiro semestre- e ajudar a empresa na meta de encerrar o ano com faturamento de R$ 2 bilhões. Até junho, a receita era de R$ 900 milhões.

Além da linha de aves composta por sete itens e com apelo light -com redução de calorias- a empresa informou que, em outubro, colocará nos supermercados pernil assado congelado, item voltado para o Natal. Para a campanha publicitária do pernil assado serão investidos R$ 7 milhões.

“Estamos concentrando nossos investimentos nos pontos-de-venda. Vamos ter um exército de vendedores nos supermercados para o Natal”, diz Danilo Nogueira, gerente de marketing da Seara Alimentos.

Nogueira diz que, em 2003, a empresa investirá mais que no ano passado. Entre lançamentos e atualizações, o mix de produtos da Seara contou com 27 inovações neste ano.
Nogueira diz que, no segundo trimestre, o mercado interno teve queda -mas a empresa espera recuperar as vendas no quarto trimestre.

“O segundo semestre, tradicionalmente, é melhor e envolve o lançamento de produtos de maior valor agregado, para o Natal. É nisto que apostamos.”

Nogueira afirma que, ao contrário dos dois principais concorrentes, a Sadia e a Perdigão, a Seara vai manter seu foco na parte de frigoríficos e carnes. “Exportamos cortes de aves e suínos para 60 países. No caso da carne suína, 80% das vendas são feitas para a Europa e a Ásia. Quanto às aves, Europa e Ásia compram 60% da nossa produção”, diz.

Do volume restante, uma boa parte é exportada à Argentina. Atualmente, diz, 70% das vendas da Seara são exportações, e só 30% da produção são vendidos no mercado interno.

Segundo ele, um dos acertos da Seara, na sua etapa atual, foi o resgate da marca e o lançamento de produtos de maior valor agregado junto ao consumidor. “A Seara atende aos públicos das classes A, B e C, oferecendo uma boa relação custo-benefício. Em alguns mercados atendemos ao público da classe D. Vamos reforçar nossa atuação também neste segmento”, diz Nogueira.