Redação (06/03/07) – Foram empossados o presidente, engenheiro agrônomo Mário Ribas do Nascimento, e o diretor-administrativo, médico veterinário Cilon Carlos Fialho da Silva.
Machado disse que considera e Emater-RS os dois braços da sua pasta. O secretário destacou a presença do órgão em quase todo o Estado, com mais de 2,3 mil colaboradores espalhados por 483 municípios. "A Emater será a ponte entre as políticas e os programas estruturantes do setor agropecuário gaúcho com o homem do campo instalado na sua lavoura", afirmou.
O secretário chamou a atenção para o desafio proposto pela governadora Yeda Crusius em relação à irrigação, onde os técnicos do órgão terão papel fundamental, capacitando os produtores a utilizarem a água com racionalidade. "Em nome da governadora Yeda Crusius e na qualidade de presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Emater, estamos orgulhosos em trabalhar com a Emater/RS-Ascar na manutenção do foco na agricultura familiar e na execução de políticas públicas que venham a fortalecer e a desenvolver o nosso Estado", declarou.
O novo presidente Mário Nascimento falou que pretende dar continuidade ao reconhecido trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar, consolidando novas alternativas, diversificando a produção e integrando todos os segmentos produtivos. Mais de 50 lideranças políticas e de 150 representantes de diversos organismos governamentais e não governamentais participaram da solenidade, entre eles o presidente da Asembléia Legislativa, deputado Frederico Antunes.
Nascimento destacou a importância de se manter e valorizar ações de agroindústria, de turismo rural, de bioenergia, florestamento, saúde, segunraça alimentar e de educação, "fundamentais para mantermos a transversalidade da missão da Emater/RS-Ascar". Para ele, a extensão rural deverá fortalecer ações de políticas públicas, integrando cooperativas, indústrias, bancos, universidades, instituições de pesquisa e o governo federal, "buscando recursos para projetos, em benefício das comunidades carentes do Estado".
De acordo com o novo presidente, o desenvolvimento da Agricultura Familiar permanecerá como foco principal do trabalho de assistência técnica e de extensão rural da Emater/RS-Ascar. "Mas sem deixar de lado a agricultura convencional e de novas tecnologias", acrescentou.
No discurso de transmissão do cargo, Ricardo Schwarz, até então presidente da Emater/RS, salientou a importância do trabalho em conjunto de toda a Diretoria e seu orgulho "pelo empenho e esforços de todos os colegas, na execução de políticas públicas, que garantem uma história de conquistas da Emater/RS-Ascar em todo o Estado e país".
CURRÍCULOS
Mário Ribas do Nascimento é natural de Santo Ângelo. Foi vereador e prefeito, por dois mandatos, em São Miguel das Missões, e presidiu a Comissão da Agricultura da FAMURS por duas gestões. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Passo Fundo, e em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, é pós-graduado em Gestão do Agronegócio pela Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo. Agricultor com propriedade em São Miguel das Missões é sócio-gerente da Proplan – Planejamento e Assistência Agrícola e da Construtiva Consultoria, ambas em Santo Ângelo.
Carlos Fialho da Silva pertence há 18 ao quadro funcional da Emater/RS-Ascar, a partir da sua transferência da Corlac. No Escritório Municipal de Erechim, Cilon foi responsável pela área de criações e agroindústrias. Transferido para o Escritório Regional de Erechim, passou a atuar como Assistente Técnico Regional de piscicultura, agroindústria e rastreabilidade.