Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Secretários de Agricultura dos estados do Sul discutem novos mercados para a carne suína

<p>Hoje acontece uma reunião para avaliar a oportunidade da vinda, neste ano, de uma Missão da União Européia ao Sul do País.</p>

Redação SI (20/06/06)- Com o objetivo de apressar a abertura de novos mercados para a carne suína brasileira, a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina promove nesta terça-feira (20) uma reunião para avaliar a oportunidade da vinda, neste ano, de uma Missão da União Européia ao Sul do País. O encontro acontece na sede da Cidasc, em Florianópolis, a partir das 10 horas.

Na ocasião devem estar presentes os secretários de Agricultura catarinense, Felipe Luz; do Paraná, Newton Pohl Ribas, e do Rio Grande do Sul, Quintiliano Vieira. Também confirmaram presença o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, e o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes de Souza, que também é presidente da Comissão Regional da OIE para as Américas. A reunião terá a participação ainda de outras autoridades sanitárias federais e estaduais e dirigentes da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, dos Sindicatos das Indústrias e das Associações Estaduais de Suinocultores.

A pauta prevê, inicialmente, os relatos técnicos da atual situação da defesa sanitária nos três estados do Sul. Os grupos técnicos farão a apresentação do relatório dos Treinamentos em Gestão Sanitária e a avaliação das ações pendentes, para que os participantes possam definir os próximos passos. Precisamos definir estratégias para tentar abrir o mercado europeu e diminuir a dependência da Rússia, e esses objetivos só serão alcançados com planejamento em sanidade animal, disse o secretário Felipe Luz.