Da Redação 03/08/2005 – O IRB-Brasil Resseguros afirma que será inevitável a elevação dos prêmios pagos pelos produtores para a contratação do seguro rural para a safra 2005/2006. De um índice médio de 5% sobre o montante assegurado o valor subirá para, pelo menos, 7%.
O IRB fecha entre hoje e quarta-feira as novas regras para a venda do seguro a ser colocado no mercado. As normas ficarão mais restritas: redução das garantias de produtividade por hectare de 70% para 50% ou 60%, revisão dos limites empenhados para seguros em regiões com histórico de quebra da safra, além da elevação dos prêmios pagos às seguradoras.
Segundo José Farias de Souza, gerente de seguros de governo no IRB, a razão para toda a mudança está nos prejuízos que seguradoras e resseguradoras tiverem nas duas últimas safra.
Geraldo Mafra, coordenador-geral do seguro rural no Ministério da Agricultura disse que estão garantidos R$ 10 milhões para a subvenção. Ele assegura que o valor basta para atender à demanda. A previsão é que o decreto seja assinado pelo presidente Lula até o próximo dia 20.