Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Sem ovos caipiras

Comerciantes de Uberaba (MG) não vendem mais ovos caipiras no comércio, produto tradicional na cidade.

Os uberabenses entraram em contato com a reportagem do JORNAL DE UBERABA, alegando que não estão mais encontrando ovos caipiras no comércio. Segundo um comerciante que preferiu não se identificar, com medo de represália, eles não estão podendo mais vender ovos caipiras e sim o semicaipira. “Não podemos mais vender ovos a granel, sem registros ou com embalagens que não estejam de acordo com as determinações do SIM ”, lamenta.
O comerciante explica que o ovo não tem a gema mais amarela como antigamente, porque as galinhas estão sendo alimentadas com ração, igualmente às que são criadas em granjas. “Esse tipo de ovo já não existe mais! Aos poucos estamos perdendo as nossas tradições mineiras. Quem é que não gostava de comer um pão de queijo feito com ovos caipiras”, questiona.
Outra comerciante relatou que o pequeno produtor que tem entre dez e vinte galinhas tem dificuldades para pagar o alvará no SIM (Serviço de Inspeção Municipal), porque muitas vezes vendem o ovo caipira apenas para aumentar a renda familiar. “Eles não têm lucro suficiente para pagar o valor que a Sagri está pedindo para comercializar o produto no mercado. Então, quando alguém me procura eu indico o endereço da propriedade rural”, conclui.