Redação SI (19/06/06)- Buscando medidas emergenciais para aliviar a grave crise que atravessa o setor produtivo da suinocultura, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), se junta a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia, Copérdia e promove a semana de Sensibilização para a situação da Suinocultura. A partir de amanhã (20), até domingo (25), serão oferecidos no Super Copérdia em Concórdia, cortes resfriados de carne suína in natura, com preço de R$ 1.99 o kg.
Segundo o vice-presidente da Copérdia, Valdemar Bordignon, hoje estarão sendo abatidos 40 animais, adquiridos junto aos integrados da Copérdia e abatidos no frigorífico terceirizado, na comunidade de Santo Antonio. A intenção é colocar carne fresca todos os dias no mercado e não abater uma grande quantidade somente num dia. Nós podemos garantir que não vai faltar carne, não há limite, conforme a demanda nós vamos disponibilizar o produto sempre fresco e de boa qualidade, justificou Bordignon. Segundo o vice -presidente, o objetivo é vender em torno de 10 toneladas de carne suína durante a semana de promoção.
Valdemar Bordignon destaca que em princípio, estava sendo planejado fazer um grande feirão na praça de Concórdia, mas devido a segurança do produto, higiene e para evitar problemas com a Vigilância Sanitária, optou-se por fazer a promoção no Super Copérdia. Bordignon observa ainda a importância desta parceria com a ACCS em fazer estas promoções e mostrar ao produtor que estamos fazendo a nossa parte. A Copérdia vai ter prejuízo com esta promoção, mas pelo menos vamos aliviar a situação de muitos suinocultores, justifica.
Já o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, salienta o trabalho que vem sendo feito em parceria com supermercados e entidades preocupadas com a situação que está ocorrendo. Nós não estamos só fazendo discurso, buscamos e realizamos ações concretas, dentro das nossas limitações, mas buscamos amenizar os prejuízos dos nossos suinocultores, salienta Souza.
A ACCS está incentivando outras promoções neste sentido que estão ocorrendo em supermercados e instigando aos Núcleos Municipais que façam evento a exemplo do Núcleo de Seara, que promove na próxima quarta-feira, 21, o Feirão da carne suína. A venda será na Praça Henriqueta Zanuzzo do Bairro São João, a partir das 8h e segue durante todo o dia.