Redação SI (22/06/05)- A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove na quarta-feira (24) seminário para avaliar as políticas de desenvolvimento da suinocultura no País. Lideranças políticas e representantes da cadeia produtiva do setor discutirão mudanças na atual legislação que garantam soluções para problemas em áreas como o impacto da suinocultura no meio ambiente, a estruturação de uma política sanitária nacional e medidas de fomento a adoção de processos de qualidade.
Outro objetivo do seminário, segundo o autor do requerimento que propõe a realização do evento, deputado Zonta (PP-SC), é mobilizar um grupo de parlamentares para acompanhar a tramitação de demandas estratégicas do setor.
Linha de crédito
Um das propostas dos produtores é a liberação de recursos para projetos de redução do impacto ambiental da suinocultura, com a implantação de uma linha de crédito com juro zero e prazo de amortização de até dez anos. A linha de crédito foi aprovada pela Câmara Setorial de Aves e Suínos em fevereiro deste ano, mas precisa ainda do aval do Ministério da Agricultura junto ao Conselho Monetário Nacional.
Os produtores também devem cobrar a implantação do plano nacional da suinocultura, anunciado pelo Ministério da Agricultura no início deste ano. A intenção do governo com a medida é garantir o desenvolvimento sustentável do setor.
Consumo interno
Os produtores também discutirão medidas para ampliar o consumo interno de carne suína, calculado em cerca de 12 quilos per capita/ano, o que é considerado baixo em relação a outros países. A Dinamarca, por exemplo, consome em torno de 76 quilos per capita/ano.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs) mostram que o Brasil exportou 2,6 milhões de toneladas em 2005, o que representa um valor de 1,2 bilhões de dólares ( aproximadamente R$2,8 bilhões). Na avaliação da entidade, em 2006, deve haver uma expansão em torno de 10% nas exportações do setor.
Convidados
Foram convidados para o evento:
– o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo;
– o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues;
– o presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antônio Ernesto de Salvo;
– o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas;
– a diretora do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão-de-Obra e Recursos Naturais (Deorn) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Aneli Dacas Franzmann;
– a presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini;
– a presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro Camargo Neto.
Durante o evento, será assinado o termo para criação da Frente Parlamentar da Suinocultura. A abertura do seminário, que será realizado no auditório Nereu Ramos, está marcada para as 9h30.