O aumento do consumo de carne suína no mercado interno brasileiro ainda é um desafio para o setor da suinocultura. Enquanto países como a Áustria o consumo supera 73 quilos por habitante/ano, no Brasil, recentemente chegou a 15 kg/hab/ano. Melhorar esse número representa muito para o setor, uma vez que o mercado interno representa mais de 80% do consumo nacional de carne suína. O restante é exportado para dezenas de países.
Os números foram apresentados pela coordenadora do Projeto Carne Suína é 10, da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), na palestra A suinocultura e a Campanha de Consumo de carne suína, Lívia Machado. Ela a campanha, lançada em 2013 e renovada este ano, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, foi responsável pelo aumento de 77% das vendas de carne suína nas mais de 500 lojas da rede. Até o ano que vem, a expectativa é de chegar a um consumo de 17kg/hab/ano.
A principal atuação da campanha é no treinamento de pessoas em novos cortes, nos esclarecimentos sobre as qualidades nutricionais do produto e também no objetivo de acabar com o preconceito existente acerca da possível existência de doenças ou gordura na carne suína. “Em uma pesquisa, as pessoas disseram que gostam do sabor e textura da carne suína, mas que não consomem por estes motivos” afirma Lívia. “Estamos trabalhando para superar estes obstáculos e a primeira etapa da campanha já demonstrou que o consumidor é sensível a estas mudanças na comunicação do produto.”