Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Show Rural Coopavel: Evento promove a difusão de tecnologias

<p>O começo foi em 1989 como um dia de campo voltado especificamente aos associados da cooperativa.</p>

Redação (14/11/2008)- A comissão organizadora do Show Rural Coopavel já está preparando a 21ª edição do evento que vai acontecer entre os dias 09 a 13 de fevereiro do próximo ano.  Serão mais expositores e uma grande quantidade de novidades a serem apresentadas ao grande público esperado.
Aproximadamente cinco mil experimentos já foram implantados ou estão sendo preparados nas áreas de agricultura, de pecuária e outras diversificações rurais, bem como de orientação ambiental.  E como em todos os outros anos, esses experimentos serão apresentados aos visitantes por pesquisadores e profissionais das empresas de pesquisas e produção e comercialização de insumos, aliados ao desenvolvimento das culturas. Ou seja, é a teoria e a prática apresentadas paralelamente, permitindo aos agricultores a possibilidade de comparar as tecnologias corretas comparadas às incorretas.

Em fevereiro de 2008 participaram 180,7 mil produtores rurais de todo o Brasil e exterior. E, para 2009 aguarda-se um número próximo a esse.

O Show Rural Coopavel é considerado o maior evento tecnológico do Brasil em virtude de suas características que visam especificamente à transmissão de conhecimentos ao produtor rural, para que estes possam melhorar a produtividade e a qualidade da sua produção e ainda identificar novas alternativas de diversificação e renda para a família.

 As apresentações abordam todos os tipos de culturas possíveis de serem produzidas no campo. A exemplo dos experimentos voltados para a agricultura, que destacam tecnologias em feijão, soja, herbicidas; adubação verde, plantio direto, inseticidas, fungicidas, adubação de base, adubação em cobertura, adubação foliar e na semente,  tratamento de sementes, controle de plantas daninhas,  tecnologias de aplicação e  tipos de bicos para aplicação. Além de manejo de pragas e doenças, híbridos de milho e variedades de Soja.

Em pecuária são apresentadas tecnologias sobre pastagens, confinamento, pecuária de corte e de leite, ovinocultura, manejo de suínos, silagem e integração da lavoura com a pecuária.

As culturas alternativas para a diversificação das propriedades rurais vão desde avicultura industrial, fruticultura, hortaliças, estufas, Hidroponia, minhocultura, avicultura caseira, ervas medicinais, inseticidas biológicas, reflorestamento, apicultura, piscicultura, culturas de subsistência, piscicultura, sistemas de irrigação, floricultura e paisagismo para propriedades rurais.

E no setor de máquinas agrícolas são vistas novidades em maquinários, bem como a regulagem e o uso correto de cada máquina ou implemento.

Também haverá lançamentos de novos produtos e dinâmica de máquinas, onde os produtores podem ver de perto o desempenho de cada lançamento.

Outra novidade preparada para 2008 será a estação da agro-energia, onde serão mostradas todas as possibilidades de produção de energia a partir da agricultura e meio ambiente. Nessa estação haverá apresentação de todas as partes da cadeia produtiva da agro-energia.

Enfim, vem aí um evento para deixar marcada a data dos 20 anos de Show Rural Coopavel, comprovando a consolidação deste como o maior difusor de tecnologias agrícolas do país, com grande contribuição para o desenvolvimento do agronegócio, nessas duas décadas de sua realização.