Redação (09/10/06) – Com uma platéia participativa, palestrantes de alto nível — veja relação abaixo — e debatedores atentos das principais agroindústrias brasileiras, o I SIBISA (Simpósio Biovet de Sanidade Avícola) trouxe de volta à cena um formato de evento eminentemente técnico, que há muito tempo não se via na avicultura. Com essas características, superou as expectativas dos participantes.
Marcelo (MAPA), Elmiro (UFF), Osmar (Biovet), Marcelo Zuanaze (Biovet) e Egon (MAPA), palestrantes e debatedores do terceiro painel, Doenças bacterianas monitoradas pelo PNSA: debates de alto nível e de intensa participação marcaram cada um dos 4 painéis do evento |
“Fiquei positivamente surpreso ao encontrar no SIBISA profissionais das principais empresas avícolas. Além disso, a maioria dos palestrantes atua ativamente do PNSA e está envolvida na elaboração das políticas dos comitês de sanidade. Isso elevou em muito o nível das discussões durante o evento”, comenta Marcelo Mota, coordenador do Programa Nacional de Sanidade Avícola do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Ao todo 130 participantes, responsáveis pela sanidade de 50 empresas de diversas regiões do Brasil — e de duas empresas da América do Sul –, participaram do evento. Além disso, o SIBISA foi abrilhantado com a participação ativa de instituições como UBA (União Brasileira de Avicultura), ABEF (Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango) e de representantes do próprio MAPA, como já mencionado.
Dr. Roberto Corrêa, responsável técnico e vice-presidente do Laboratório Biovet, faz o seguinte resumo do evento: “Durante o SIBISA pudemos compartilhar questões relevantes para a sanidade avícola, como monitoria e diagnóstico de enfermidades avícolas, dados inéditos sobre Salmonella enteritidis — obtidos por meio de parceria entre o Fiocruz e o Laboratório Biovet –, entre outros assuntos de interesse da avicultura. Temas apresentados por palestrantes de alto nível das principais Universidades brasileiras, e também por profissionais do quadro técnico do Laboratório Biovet. O que muito nos orgulha!!”
“Dessa forma”, disse Dr. Roberto, em seu discurso de encerramento do evento, “o SIBISA cumpriu seu papel ao elevar o posicionamento técnico, e a assistência, que o Laboratório Biovet pratica aos seus clientes. Afinal, além de dispor de uma moderna e completa estrutura de produção, e inovar oferecendo soluções de qualidade superior, o Laboratório Biovet dispõe, hoje, de um departamento técnico avícola especializado, que acompanha a realidade do campo, nas granjas de produção de aves. Faz isso ao oferecer suporte técnico, realizar o levantamento das necessidades dos clientes e, acima de tudo, comprometer-se com a obtenção das metas traçadas em conjunto com os clientes.
Abaixo, a relação completa dos palestrantes do evento:
– Médica veterinária, e Doutora em Biologia, Sandra Fernandez, supervisora de Pesquisa e Desenvolvimento do Laboratório Biovet.
– Médico veterinário, Doutorando em Genética e Biologia Molecular, Fernando Spilk, supervisor de produção do Laboratório Biovet.
– Médico veterinário Marcelo A. Fagnani Zuanaze, membro do corpo técnico da Facta, e gerente técnico do Laboratório Biovet.
– Médico Veterinário, Doutor em Micobiologia, Leonardo José Richtzenhain, Professor Titular do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
– Médico veterinário, Doutor
– Médica Veterinária, Professora Doutora Clarice Weiss Arns, coordenadora do Laboratório de Virologia Animal, do Departamento de Microbiologia e Imunologia da UNICAMP.
– Médico Veterinário, Professor Doutor Elmiro Rosendo do Nascimento, chefe do Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF).
– Médico veterinário, Doutor
– Médico veterinário, Professor Doutor Nelson Rodrigo da Silva Martins, responsável por atividades em graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).