Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SIBISA trará dados inéditos e oportunidade única para discutir a saúde da avicultura

<p>Em 2006, diversas ocorrências registradas pela imprensa deixaram claro que sérios prejuízos à avicultura brasileira ocorrem após menção de doenças.</p>

Redação AI (03/10/06)- A qualidade da carne de frango produzida no Brasil não é apenas uma questão de saúde pública. É também econômica. Em 2006, diversas ocorrências registradas pela imprensa deixaram claro que sérios prejuízos à avicultura brasileira podem ocorrer devido à simples menção de problemas como Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

Durante o SIBISA (veja programação) questões relevantes para a saúde da avicultura, como monitoria e diagnóstico de doenças, controle da Salmonella enteritidis, inovações em vacinas aviárias, entre outros assuntos, serão debatidos por uma platéia de especialistas.

Cerca de 150 pessoas estão inscritas para participar do SIBISA. Na platéia, os principais profissionais responsáveis pela saúde da avicultura brasileira. Entre eles, representantes de empresas como Sadia, Perdigão, Aurora etc., de instituições como UBA, ABEF e MAPA, e de universidades como Unicamp, USP, UFMG etc.

Alguns destaques do evento:

— Dados inéditos sobre a Salmonella enteritidis no Brasil, apurados por meio do mapeamento da bactéria em surtos registrados em seres humanos e em amostras de aves. O trabalho resulta de parceria entre o Fiocruz e o Laboratório Biovet. Também será apresentado o “case” de controle deste problema, um sucesso graças à vacinação de aves reprodutoras.

— Um painel sobre as técnicas de diagnóstico de doenças usadas na indústria avícola, com o objetivo de harmonizar os conhecimentos no setor. O diagnóstico e a monitoria de doenças encontram-se no estágio mais avançado na indústria avícola, quando comparado a outras atividades da pecuária. Técnicas de biologia molecular — como as usadas no mapeamento do genoma humano — são usadas de forma rotineira na avicultura, por exemplo. E já estão à disposição do Governo, dos Centros de Pesquisa e da iniciativa privada.

— Oportunidade: além da presença de profissionais do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da UBA (União Brasileira de Avicultura), o SIBISA contará com a participação de vários membros do PNSA (Programa Nacional de Sanidade Avícola). Chance única para conhecer melhor o programa e o andamento de suas iniciativas, como a regionalização da avicultura brasileira.

Programação completa em http://www.abef.com.br/Destaques/teaser_e-mail.jpg