Redação (04/05/07) – Trata-se do único programa do mundo em alimentação animal a ser reconhecido pelo Eurep (Euro-Retailer Produce Working Group) e o único do Brasil no que diz respeito à segurança de alimentos. O Brasil foi o primeiro país no mundo a conquistar esta parceria.
O Eurep é uma organização criada em 1997, por um grupo de supermercados europeus, para definir os padrões de qualidade dos produtos consumidos, que representa 75% do segmento na Europa.
Com o reconhecimento dessas normas de segurança de alimentos e responsabilidade social pelo
Eurep, o Brasil conseguirá manter, valorizar e aumentar o acesso de seus produtos agrícolas e processados a toda União Européia, um dos principais mercados importadores de alimentos para animais e de carnes para consumo humano.
A assinatura do acordo de equivalência aconteceu durante o II Global Feed & Food Congress, em
São Paulo, com a presença de Kristian Meller, diretor executivo do EurepGAP. “Este é um fato inédito para o EurepGAP, que aconteceu pois as duas entidades trabalharam em conjunto durante um ano para alinhar suas normas e exigências. O Brasil já se preocupa em oferecer produtos seguros e de qualidades. Com este novo acordo, suas boas práticas de fabricação ficarão em evidência para um mercado ainda maior. É preciso, porém, conscientizar os produtores para a importância da certificação”, afirma Meller.
O nível reconhecido pelo EurepGAP é o Internacional – ou Nível 3 do Programa Feed & Food Safety
Gestão do Alimento Seguro do SINDIRAÇÕES, que além de BPF e HACCP, inclui requisitos da gestão e de legislação européia.
Estão incorporados no escopo do programa reconhecido pelo EurepGAP a certificação de premixes,
suplementos minerais para bovinos, concentrados e rações. Excluem-se ingredientes e rações
medicamentosas. Esta extensão do escopo é uma grande vitória da entidade brasileira.