Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SNA promove 10o Congresso de Agribusiness

<p>Evento terá como tema "O Novo Agronegócio Brasileiro" e ocorre dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro.</p><p></p>

Redação (13/11/2008)- De um lado, o ”novo” agronegócio brasileiro, com todo seu potencial, mostrando diversas oportunidades em áreas como biocombustíveis, bioenergia e gestão ambiental (incluindo a chamada ILP – Integração Lavoura-Pecuária). Do outro lado, a alta do dólar e a realidade de uma crise financeira mundial, trazendo incertezas para os produtores agrícolas. A maioria dos analistas econômicos já reconhece a necessidade de pelo menos dois ou três anos para que o mercado absorva totalmente esta crise e restabeleça a confiança. O 10º Congresso de Agribusiness da Sociedade Nacional de Agricultura terá como tema ”O Novo Agronegócio Brasileiro” e ocorre dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro.

Empresas da cadeia do agronegócio encontram um cenário de retração, falta de crédito para especulação no mercado de valores, perda de investimentos e outros prejuízos. O movimento de abertura de capitais na Bolsa (IPO´s), após dois anos bastante positivos, praticamente parou, e especialistas calculam que haverá uma possível retomada somente no segundo semestre de 2009.

O preço das commodities brasileiras, principal fator de atração do capital estrangeiro, sofre com oscilações e desvalorização. Isso afeta diretamente as exportações que, segundo previsões do setor econômico, poderão acumular perdas de mais de até US$ 5 bilhões no próximo ano. Em contrapartida, o governo brasileiro se mobiliza para injetar recursos – um montante que ultrapassa os R$ 6 bilhões – destinados a financiamentos, compra de equipamentos e custeio da lavoura.

O ex-ministro e atual coordenador do Centro de Agronegócio da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro), Roberto Rodrigues, falará, na palestra de abertura, sobre o ”Panorama e Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”. Para ele, o momento é de extremo cuidado para o produtor. ”Ele deverá plantar tudo o que for possível com recursos próprios e crédito barato, sem arriscar o plantio com baixa tecnologia, pois um contratempo trará prejuízo ainda maior.” O ex-ministro teme ainda que a crise se alastre e tenha reflexos também nos preços dos alimentos.
 
Programação

Em seis painéis, autoridades, empresários e representantes de diversas instituições debaterão temas de interesse, entre eles, a infra-estrutura de transporte e armazenagem; o mercado de energia e agroenergia; compra de terras; novas fronteiras agrícolas (com destaque para a região do MAPITO, formada pelos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins), meio ambiente e sustentabilidade de produção ligada à certificação e rastreabilidade.

Ao final do evento, será realizada a cerimônia de entrega dos prêmios Destaques SNA e A Lavoura às personalidades que contribuem direta ou indiretamente para o desenvolvimento do setor.
Mais Informações: (21) 3231-6350 /
www.sna.agr.br. As informações são da assessoria de imprensa da Sociedade Nacional de Agricultura.