Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sorriso/MT terá pólo de suinocultura

O grupo americano Spectrum Suínos Sistem deve investir cerca de R$ 50 milhões na construção de um complexo de suinocultura no município.

Redação SI 06/04/2004 – 06h21 – Cerca de R$ 50 milhões devem ser investidos na construção de um complexo de suinocultura no município de Sorriso (383 quilômetros de Cuiabá) pelo grupo americano Spectrum Suínos Sistem, com sede em Sterlling Illinois (Estados Unidos).

A implantação do projeto vai ocorrer em cinco etapas e sua conclusão está prevista para 2005.

O empresário norte-americano David Meyer, proprietário do grupo, apresentou o projeto em reunião com o prefeito da cidade, José Domingos Fraga Filho, secretários municipais e líderes do Sindicato Rural de Produtores de Mato Grosso e busca parceiros para a viabilização.

Pela proposta, será de responsabilidade do americano o material genético e dos produtores a criação, engorda e abate.

A produção seria comercializada para frigorífico que faria a exportação de carne suína.

O modelo não prevê o fornecimento exclusivo da produção para um frigorífico, poderia ser comercializado também a outras unidades no mercado interno.

O objetivo do grupo é definir entre 5 a 14 produtores proprietários de grandes áreas para serem instaladas as granjas e garantir a produção de suínos.

Escolhida

A cidade foi escolhida devido à extensa produção de milho, matéria-prima da alimentação dos suínos que possibilitaria custo baixo à atividade.

O Spectrum Suínos Sistem também estuda a viabilidade do complexo no município de Lucas do Rio Verde.

Na prática, os americanos querem a certeza de carne com mais qualidade e garantias de cotas aos produtos exportáveis pelos frigoríficos.

Entretanto, antes de fechar negócio, os produtores de Sorriso preferiram analisar melhor a proposta, e criaram uma comissão de trabalho composta pelos principais líderes.