Redação (02/04/07) – Ontem, o ministro confirmou Newton Pohl Ribas, ex-secretário da Agricultura paranaense, para o cargo de assessor especial para defesa sanitária e rural.
Stephanes negou, por meio de sua assessoria, que Benedito Rosa do Espírito Santo, ex-secretário de Política Agrícola do Ministério no governo de Fernando Henrique Cardoso, e Celso Matsuda, foram convidados para a Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura. Com isso, ganharia força o nome de Francisco Jardim, ex-diretor da Superintendência da Agricultura em São Paulo para ser o secretário-executivo, com o apoio do presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP) e do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).
Já o ex-deputado federal Silas Brasileiro, do PMDB de Minas Gerais, é cotado para a Secretaria de Produção e Agroenergia, no lugar de Linneu Costa Lima. Brasileiro negou que tenha sido convidado para o cargo e informou que atualmente se preocupa com o trabalho no Conselho Nacional do Café (CNC), onde é secretário-executivo.
Stephanes viajou hoje para o Paraná, onde passará o fim de semana. Na segunda-feira, ele participa da reunião ministerial, comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.