Redação (18/08/2008)- “Estamos iniciando uma nova era na suinocultura brasileira, trazendo as novas tecnologias e debates sobre os rumos de uma suinocultura sustentável, para o coração da produção”. A afirmação é do médico veterinário e presidente do I SBSS – Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, Miguel Angelo Breda Canal. O evento que reuniu profissionais de oito estados brasileiros e de países do Mercosul foi realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó,SC, se consolida como um dos mais importantes palcos para definições e tendências do agronegócio brasileiro. Prova disso foi a presença de um público superior ao esperado e a presença maciça de representantes do setor de produção e processamento de carne suína.
Durante três dias mais de 600 empresários, especialistas, pesquisadores, médicos veterinários, zootecnistas e estudantes estiveram reunidos em Chapecó, SC, debatendo os rumos da suinocultura no Brasil e no mundo . A nova realidade do mercado mundial de carnes, tendências e desafios do setor foram debatidos entre técnicos das principais agroindústrias do país. Participantes e palestrantes destacaram a qualidade técnica do evento e a estrutura do novo Centro de Cultura e Eventos de Chapecó. “Realizar a primeira edição do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura foi um desafio, pois as empresas patrocinadoras tomaram conhecimento da programação há pouco mais de três meses, mesmo assim apoiaram o evento a ponto de conseguirmos um público de mais de 600 participantes, entre eles um bom número de estudantes. Este é um fato importante pois dentro de dois ou três anos teremos uma nova geração de médicos veterinários e zootecnistas bem preparados e conscientes do seu papel na cadeia produtiva” destacou Canal.
A programação do evento procurou suprir uma demanda reprimida por conhecimento na área técnica, um compromisso assumido pelo Núcleo Oeste de Medicos Veterinários, organizador do I SBSS. A comissão organizadora é composta por profissionais do serviço público ção, empresas fornecedoras de medicamentos e nutrição animal, agronindústrias, cooperativas e multinacionais .Entre os temas apresentados estavam a polêmica disputa mundial pelos grãos na produção de etanol e biocombustíveis ao lado das exigências por sanidade e segurança alimentar por parte dos principais países compradores.
Infra estrutura de Chapecó
As primeiras avaliações do I Simpósio Brasil Sul de Suinocultura mostram a total satisfação dos participantes com o local e estrutura da cidade escolhida para sediar o evento “ Ouvimos dos nossos patrocinadores e palestrantes que poucas cidades, mesmo de primeiro mundo, tem um estrutura tão apropriada para eventos como simpósios e feiras. Todos ficaram muito contentes, pretendem investir ainda mais nas próximas edições, aproveitando a proximidade com importantes clientes” observa Miguel Canal.
Hotéis lotados , vôos repletos de veterinários e empresários do agronegócio, movimentação financeira em restaurantes e setor de serviços são os reflexos imediatos da realização do simpósio. Definitivamente, com a realização do Simposio Brasil Sul de Avicultura realizado nos últimos nove anos, e a inclusão no calendário do SBSS, a cidade se transforma no principal destino de eventos técnicos do setor, unindo a excelência em produção às novas tendências e difusão de conhecimento. Os organizadores acreditam que a longo prazo, o I SBSS deve colaborar decisivamente para a tecnificação e atualização dos profissionais da região, tornando um diferencial de qualidade na produção.
“Para a próxima edição, o II SBSS em 2009, vamos ouvir nossos parceiros e apoiadores para fazer um evento ainda melhor, com a presença de mais estudantes. Só assim vamos assegurar futuros profissionais melhor qualificados e uma suinocultura sustentável” finaliza Canal. O Simpósio Brasil Sul de Suinocultura foi organizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários, com o apoio da ABRAVES – SC, Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos, Embrapa Suínos e Aves Concórdia, Prefeitura municipal de Chapecó e ACCS – Associação Catarinense de Criadores de Suínos, colaboradora da I SUINIGHT, uma degustação a base de carne suína coordenada pelo Chef Muller.