Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sufoco

Sem milho, produtores paranaenses estão desativando aos poucos os seus galpões de aves.

Redação AI 18/11/2002 – Os Estados Unidos colheram 240 milhões de toneladas de milho e deixaram 50 milhões como estoque: dez com o governo e 40 nas mãos dos agricultores. Tudo subsidiado. Já o Brasil não guardou milho e está entrando no sufoco. Conheça a situação da avicultura no Paraná.

Paraná


A imagem que se vê ao longe é um sinal da crise nas granjas do Paraná. Nos últimos meses, noventa e quatro granjas foram fechadas e 500 trabalhadores dispensados. Todos perderam o emprego na casa de Laurindo Lopes. “Se demorar muito tempo parado complica” disse. O alto preço do milho e da soja encareceram a ração.

“O milho, o farelo de soja e as vitaminas que compõem a ração estavam encarecendo a produção da caixa de ovos” explicou o avicultor Adriano Torquato.

A família Baroni lidava com a avicultura há 27 anos. Agora, os 43 barracões estão vazios. Os galpões foram desativados há 15 dias.
“O preço do ovo em si está, historicamente, satisfatório. Porém, seu custo de produção está elevado” esclareceu a avicultora Elaine Baroni. Essa situação está afetando outras granjas por todo o País.